HUGO – Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz

[card_default title_card=”Diretoria” icon_card=”fa fa-user-md”][card_info title_card_list=”Diretor Geral: Dr. Ricardo Furtado Mendonça” phone_card_list=”(62) 3201-4420″ email_card_list=”dirgeral@hugo-go.org.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Técnico: Dr. Romeu Sussumu Kuabara” phone_card_list=”(62) 3201-4399″ email_card_list=”dirtecnica@hugo-go.org.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Administrativo: Sinair Barcelos” phone_card_list=”(62) 3201-4359″ email_card_list=”diradm@hugo-go.org.br”][/card_info][/card_default][card_default title_card=”Localização” icon_card=”fa fa-map-marker”]Avenida 31 de Março, s/n – São Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-300[btn btn_texto=”Visualizar no mapa” btn_icon=”Localização” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fgoo.gl%2Fmaps%2FRQ9wAubtrbw|title:Localiza%C3%A7%C3%A3o%20HUGO|target:%20_blank|”][/card_default][card_default title_card=”Prestação de Contas” icon_card=”fa fa-file-text-o”][btn btn_texto=”Acesse aqui” btn_icon=”Link Externo” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fwww.saude.go.gov.br%2Ftransparencia%2F|||”][/card_default]

O Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO) é referência em traumatologia e foi idealizado para prestar atendimento em caráter de urgência e emergência de média e alta complexidade.

Inaugurado em 1991, o HUGO é o segundo maior hospital de urgência e emergência de Goiás, e além da assistência, também é um hospital de ensino, pesquisa e extensão universitária. O hospital tem programas como o de microcirurgia, que realiza procedimentos como reconstituição de órgãos, reparação cirúrgica e reconstrução de membros inferiores, superiores, da face e até reimplantes.

O HUGO possui 407 leitos para internação e centro cirúrgico com 10 salas em funcionamento.

[acordiao title_acordeao=”Informações”][acordiao_item title_section_acordiao=”Leitos”]407 leitos distribuídos em:

  • Observação – 32 leitos;
  • Reanimação trauma – 10 leitos;
  • Internação Clínica Médica – 50 leitos;
  • Internação Clínica Cirúrgica – 127 leitos;
  • Traumatologia – 100 leitos;
  • UTI – 57 leitos;
  • Unidades de Hemodiálise – 1 leito;
  • Leitos auxiliares – 30 leitos.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Exames disponíveis”]

Apoio diagnóstico: oferece instalações e equipamentos adequados para a execução de exames laboratoriais, serviços de imagem, incluindo tomografias.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Especialidades médicas”]

Oferece atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Neurologia, Terapia Intensiva, Cardiologia, Geriatria e Cirurgias Geral e do Trauma.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Recursos Humanos”]

Número de funcionários: 1.589 (*além dos colaboradores terceirizados)

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ouvidoria”]

A sala da Ouvidoria do Hugo funciona na sede da unidade.

Endereço: Avenida 5ª Radial, Setor Pedro Ludovico, Goiânia/GO. Contatos: (62) 3201-4334 / ouvidoria@hugo-go.org.br

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Prêmios, Títulos e Acreditação”]

Acreditação – desde que recebeu o título de Acreditação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em dezembro de 2016, o HUGO integra um seleto grupo nacional: o de hospitais públicos com perfil de trauma que têm essa certificação, concedida somente a outras duas unidades – uma em São Paulo e outra em Pernambuco;

2001, 2002, 2004 e 2005: o Hugo foi certificado como Hospital Regional do Ano para o Estado de Goiás, depois de vencer as pesquisas anuais do Prêmio Top Hospitalar da revista Guia de Fornecedores Hospitalares;

2003 – O Centro Goiano de Voluntários da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) certificou o Hugo por sua destacada participação nas atividades de apoio e fortalecimento do voluntariado no Estado, serviço reconhecido pela unidade de saúde até os dias atuais.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Resumos dos resultados de pesquisa científica realizadas no Hugo”]

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Projetos”][acordiao_item title_section_acordiao=”Projetos de Humanização”]

A Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) do Hugo desenvolve vários projetos, com objetivo de humanizar e qualificar o atendimento médico oferecido na unidade. Além da assistência em saúde, o hospital também se preocupa com os aspectos sociais e emocionais dos pacientes internados em suas dependências.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Hoje”]

Trata-se de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás, que tem por objetivo possibilitar à criança, ao adolescente e ao adulto iniciarem ou dar continuidade à sua escolaridade, estimulando seu desejo de aprender, de se recuperar e de se curar, contribuindo para diminuir a repetência e a evasão escolar, durante a internação do paciente. O projeto é realizado de segunda a sexta-feira, nas Enfermarias, e conta com o acompanhamento de uma pedagoga especializada em atendimento pedagógico hospitalar.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Animação Hospitalar”]

Realizado pela Liga Acadêmica do Riso (Lar), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e com os Terapeutas da Alegria, o projeto leva alegria a pacientes, familiares e funcionários do hospital, propiciando o alívio da tensão e reduzindo a dor física e emocional. A Liga é formada por acadêmicos de diversos cursos, que se fantasiam e se dividem em grupos de cinco pessoas. Eles visitam pacientes das Enfermarias das Clínicas Médica, Cirúrgica e Traumatologia, quinzenalmente, às sextas-feiras, das 13h às 16h. Já os Terapeutas da Alegria visitam o Hugo semanalmente, todas as segundas-feiras.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Serenata”]

Fruto de diversas parcerias, a iniciativa tem por objetivo propiciar a melhoria da qualidade de vida por meio da música, estimulando as ações físicas senso-perceptivas, psicológicas e sociais dos usuários e colaboradores. Um voluntário apresenta voz e violão nas Enfermarias da unidade, às terças e quintas-feiras, semanalmente. O coral da Igreja Presbiteriana se apresenta mensalmente, à noite. Já a orquestra de violeiros se apresenta mensalmente, durante o dia, nas Enfermarias e na Recepção Social.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Beleza em ação”]

Realizado a partir de uma parceria com um grupo de cabeleireiros que prestam serviços voluntários no hospital, tem como objetivo promover a satisfação pelo cuidado com a imagem, o que resulta e melhoria do bem-estar e do estado de humor, além de reduzir o estresse do paciente internado. Os cortes de cabelo masculino e feminino são oferecidos semanalmente, às segundas e quintas-feiras, nas Enfermarias.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Assistência Espiritual (PAE)”]

Realizado por um grupo de voluntários que prestam serviços de caráter filantrópico, atua em duas frentes. Uma consiste na visitação hospitalar, que busca professar a fé, resultando em ações positivas, em prol do paciente, familiares e acompanhantes. A outra consiste em um curso básico de visitante hospitalar, ministrado por um mestre em Teologia, para capacitar os voluntários espirituais para a prática da capelania hospitalar no Hugo, conforme a ética e as normas institucionais. De segunda à sexta feira, no período vespertino, subgrupos de até cinco pessoas visitam as enfermarias.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Leitura “]

Trata-se de uma parceria com a editora Kelps, que doa livros mensalmente ao Hugo. As obras de escritores goianos vão desde o estilo da literatura clássica, até a infantil. Os pacientes e acompanhantes são presenteados com livros, já que a prática da leitura favorece a recuperação e propicia entretenimento, aprendizagem e diminuição do estado de ansiedade.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Educação Continuada”]

Implantado em 1997, foi criado com o objetivo de capacitar os servidores, tanto na área técnica como administrativa. A iniciativa já possibilitou cursos e treinamentos em parceria com a Escola de Governo, Corpo de Bombeiros e outros, buscando continuamente a melhoria de conhecimento prático e teórico. O intuito é o de melhorar o atendimento ao usuário de maneira efetiva e humanizada, promovendo maior satisfação do trabalhador no desempenho de suas funções, a adaptação a novas situações, o melhor rendimento dos serviços prestados, a promoção de mudanças de comportamento com potencial crítico criativo e a elevação do nível de assistência, desenvolvendo tecnologias próprias da área de saúde.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Serviço de Acolhimento Psicológico e Social”]

O Hugo trabalha com perfil diferenciado, tanto no atendimento que oferece diretamente ao paciente, quanto a seus familiares, respeitando a fragilidade emocional que normalmente envolve os casos graves que passam diariamente pela unidade de saúde. Para dar este suporte aos usuários, o hospital conta com os departamentos de Serviço Social e de Psicologia Hospitalar, que oferecem um atendimento humanizado aos familiares de pacientes. O objetivo do acolhimento é apoiar os parentes dos internos, dentro de suas necessidades específicas. As psicólogas e assistentes sociais estão preparadas para prestar apoio psicológico, informações sobre procedimentos médicos aplicados nos pacientes e orientações diversas.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto de Tratamento Odontológico dos pacientes nos leitos das UTIs”]

A iniciativa oferece tratamento odontológico humanizado ao paciente, melhorando sua qualidade de vida. Algumas vantagens do serviço são: redução do risco de se contrair e agravar quadros infecciosos; redução do tempo de internação; redução da quantidade de exames complementares; redução dos custos hospitalares; racionalização do uso de antibióticos e outras medicações; aplicação correta dos recursos (humanos, materiais e equipamentos) da unidade aos pacientes internados e aos procedimentos de média e alta complexidade.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Nutrição”]

A Seção de Nutrição e Dietética avalia individualmente as necessidades nutricionais e elabora cardápios de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Mais de 1.500 refeições são servidas diariamente para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Microcirurgia”]

Em 2001, a equipe de microcirurgia iniciou seus trabalhos, realizando procedimentos como reconstituição de órgãos e reparação cirúrgica para proporcionar qualidade de vida aos pacientes. Atualmente, conta com três cirurgiões, além dos médicos residentes que auxiliam nos procedimentos. A duração média destas cirurgias e de até sete horas, onde os pacientes passam por mais de uma etapa na implantação ou reconstrução de órgãos. Muitos dos casos envolvem maior complexidade e tempo de internação. O hospital realiza reconstrução de membros inferiores, superiores, da face e até reimplantes.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Residência Médica”]

A Residência Médica oferecida forma profissionais nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Neurologia, Terapia Intensiva, Cardiologia, Anestesiologia, Geriatria e Cirurgias Geral e do Trauma. Além de permitir uma especialização de qualidade com treinamento e supervisão reconhecidos nacionalmente, o programa amplia a quantidade de atendimentos e melhora o serviço prestado à população.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Estágios”]

O Hugo oferece estágios a estudantes de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social e Biomedicina de diversas instituições de ensino da capital. Além dos estudantes de nível superior, o Hugo recebe estudantes de cursos técnicos das áreas de Enfermagem, Biodiagnóstico, Técnico em Radiologia e Análises Clínicas. O estágio é supervisionado por profissionais das instituições de ensino. Entre as instituições parceiras estão: Universidade Federal de Goiás (UFG); Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Uni-Evangélica, Unicamps, Unifan, Faculdade Estácio de Sá e Faculdade Padrão, além do Senac e dos colégios Vitória e Sena Aires.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Diretoria de Ensino e Pesquisa”]

A Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) é responsável por todos os estágios realizados no Hugo, bem como pelas pesquisas envolvendo seres humanos, por meio do Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), cujas coletas de dados ocorrem tanto nesta, quanto em outras instituições de saúde. Coordena ainda as visitas técnicas ao hospital, tanto de estudantes como de profissionais da área de saúde e recebe bolsistas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), internos e estagiários. A DEP é constituída por cinco departamentos. São eles: Coordenação de Estágios, Comissão de Residência Médica (Coreme), Comissão de Residência Multidisciplinar (Coremu), Biblioteca e Comissão de Ensino e Pesquisa (CEP).

Todos os estagiários participam do treinamento introdutório, a aula de acolhimento que apresenta as rotinas do hospital, normas de biossegurança, procedimentos realizados nas clínicas e demais setores de atuação. Ministrada pela coordenação da DEP, pode ser agendada pelos telefones: (62) 3201-4436 ou 3201-4332.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Acupuntura”]

Desde o final de 2016, os pacientes internados em enfermarias do HUGO contam com mais um importante auxílio no tratamento oferecido na unidade: a acupuntura para reduzir dores decorrentes do politraumatismo. A iniciativa é pioneira no Estado e ajuda na evolução do quadro clínico dos enfermos. A técnica chinesa utilizada há cerca de 5 mil anos, no Oriente, além de humanizar a assistência, melhora a qualidade de vida dos pacientes, pois reduz o uso de medicamentos opioides, a ansiedade, insônia, depressão, enxaqueca, dentre outras patologias.

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Informações para familiares e amigos de pacientes”][acordiao_item title_section_acordiao=”Orientações para acompanhantes”]

Para saber o estado de saúde dos pacientes internados, ligue para a Recepção Social, por meio dos telefones: (62) 3201-4455 ou 3201-4444. Funcionamento 24h.

Recomendações gerais

– Traga objetos de higiene pessoal para uso do paciente, tais como: sabonete, desodorante, creme dental, escova de dente, barbeador, absorvente, chinelos etc;

– Auxilie nos cuidados com o paciente, quando solicitado pela equipe de enfermagem (banho, mudança de posição etc);

– Comunique se houver dúvidas ou preocupações e, caso não compreenda as orientações, pergunte novamente;

– Pergunte sobre o diagnóstico do paciente, os exames aos quais está sendo submetido, o plano de tratamento, os medicamentos que está recebendo e o porquê;

– Evite utilizar o telefone celular nas enfermarias, corredores e postos de enfermagem;

– Devido às variadas influências sociais e culturais, evite o uso de roupas sumárias (roupas muito curtas, miniblusas, transparências, decotes pronunciados, shorts e outros) em ambiente hospitalar;

– Lembre-se: mantenha sempre o silêncio. O silêncio e a tranquilidade do ambiente hospitalar são fundamentais para a recuperação dos pacientes.

Não é permitido:

– Fumar nas dependências do Hospital (Lei nº 8811, 02/06/2009);

– Falar alto e produzir barulhos excessivos;

– Manusear materiais e equipamentos utilizados no tratamento e monitoramento dos pacientes, tais como: soros, registros de oxigênio etc;

– Entrar ou permitir a entrada de alimentos e bebidas de qualquer natureza (exceto nos casos avaliados e autorizados pela Seção de Nutrição);

– Sentar ou deitar na cama do paciente ou no chão;

– Trazer travesseiros, lençóis, cobertores e/ou roupas de casa para o paciente;

– Entrar com aparelhos eletrônicos, como televisores, rádios, ventiladores ou circuladores de ar e computador/notebook;

– Ministrar medicação ao paciente, realizar curativos e outros procedimentos;

– Permanecer com os televisores institucionais ligados após as 22 horas;

– Circular em outras alas e enfermarias, além daquelas onde o paciente está internado;

– Filmar e fotografar nas dependências do hospital, o paciente e procedimentos realizados.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Informações para visitantes”]

  • – Todos os visitantes (inclusive menores de idade) devem apresentar documento válido na Recepção Social e portar, em local visível, crachá ou etiqueta de identificação fornecido;

    – Ao sair do hospital, o crachá ou etiqueta de identificação deverá ser devolvido;

    – Menores de 18 anos, independentemente do grau de parentesco, deve estar acompanhados de um responsável legal;

    – Para os menores de 12 anos, as visitas devem ser agendadas com antecedência de um dia, para serem avaliadas pelo Setor de Psicologia;

    – Pacientes em isolamento ou em UTI só podem receber visitas com acompanhamento e devidamente instruídas por profissionais do HUGO;

    – As visitas podem atrasar ou ser interrompidas, em decorrência da realização de procedimentos necessários;

    – É permitida a visita de um representante religioso por vez, desde que solicitado pelo paciente e/ou familiar, respeitando o horário preestabelecido (conforme previsto na Lei nº 9,982, 14/07/2000, art. 2º da assistência religiosa);

    – Visita a pacientes com escolta policial somente será permitida mediante apresentação de autorização emitida pelo Poder Judiciário ou Delegado de Polícia, conforme o caso;

    – Para segurança e adequada recuperação dos pacientes, nas enfermarias é permitido apenas um visitante por interno e, nas UTIs, no máximo, dois – sendo um por vez. Em casos excepcionais, será permitida a presença de um acompanhante para crianças e visitante que apresentar condição que exige apoio (mobilidade prejudicada, por exemplo).

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Refeições”]

As refeições dos pacientes seguem os regimes dietéticos prescritos pelo médico assistente e pela equipe de nutrição. Para maior conforto e segurança, o HUGO também serve desjejum, almoço e jantar para o acompanhante.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Acompanhantes”]

Pacientes menores de 18 anos, com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com necessidades especiais têm direito a um acompanhante – exceto nas UTIs, Emergência e Centro Cirúrgico;

– O acompanhante deve ter idade igual ou superior a 18 anos e precisará da “autorização de acompanhante”, após avaliação da enfermeira ou supervisora do setor de internação;

– Por motivos de segurança, a permanência de acompanhantes gestantes deve ser evitada;

– O acompanhante deverá permanecer sempre junto ao paciente. Não é permitido entrar em outras enfermarias;

– Em respeito à individualidade do paciente, somente será permitido acompanhante do mesmo sexo do interno;

– A troca de acompanhante fora dos horários estipulados deverá ser autorizada pelo enfermeiro supervisor;

– Caso necessário, os profissionais solicitarão aos acompanhantes e/ou visitantes que aguardem no hall do andar, durante a realização de determinados procedimentos;

– Em casos especiais, em que o acompanhante necessite se ausentar da unidade, o retorno do mesmo poderá ser realizado até as 11 horas, no período matutino; após as 17 horas, no período vespertino; e até as 22 horas, no período noturno;

– É obrigatória a devolução do crachá na Recepção Social. Em caso de perda ou extravio, o acompanhante deverá apresentar um boletim de ocorrência;

– Esteja atento aos seus pertences deixados no guarda-volumes, especialmente em caso de transferência ou alta hospitalar do paciente. Os objetos serão descartados, caso não sejam retirados em até 30 dias;

– A autorização de permanência de acompanhantes poderá ser cancelada, caso haja descumprimento das normas descritas.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Pulseira de identificação do paciente”]

A identificação correta do paciente é muito importante para que os profissionais sejam capazes de detectar a pessoa correta para qual se destina o serviço e, assim, evitar a ocorrência de erros. A pulseira de identificação será colocada em todos os pacientes, no momento da admissão, e deverá permanecer durante todo o tempo em que o interno estiver submetido aos cuidados da instituição. Em casos de ausência, perda, retirada, ou ilegibilidade da pulseira, além de erros de informação, comunique imediatamente à equipe de enfermagem, para que seja providenciada uma nova. Ao sair do hospital, a pulseira deverá ser retirada.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Horários de visita”]

· Visita religiosa – das 11h às 11h30.

· Enfermarias térreo (1 a 4) – das 13h às 14h.

· Enfermarias 2º andar – das 14h às 15h.

· Enfermarias 3º andar – das 16h30 às 17h30.

· Enfermarias 4º andar – das 15h30 às 16h30.

· UTIs 1 e 4 – das 16h às 17h.

· UTIs 2 e 3 – 14h30 às 15h30.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Recomendações gerais para acompanhantes e visitantes”]

  1. Traga objetos de higiene pessoal para uso do paciente, tais como sabonete, desodorante, creme dental, escova de dente, barbeador, absorvente, chinelo etc.
  2. Auxilie nos cuidados com o paciente, a exemplo de banho e mudança de posição, quando solicitado pela equipe de enfermagem.
  3. Fale se você tem dúvidas ou preocupações. Se não entender, pergunte novamente.
  4. Informe-se sobre o diagnóstico do paciente, os exames aos quais está sendo submetido, o plano de tratamento, os medicamentos que está recebendo e porquê.
  5. Evite utilizar o telefone celular nas enfermarias, corredores e postos de enfermagem.

[/acordiao_item][/acordiao]

Governo na palma da mão

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