Conselho Estadual de Saúde

Image

Composição

  • Presidente: Walter da Silva  Monteiro – Segmento de Usuário

  • Vice-presidente: Paula dos Santos Pereira – Segmento Gestor/Prestador

  • 1º Secretária: Heloisa Helena Mendonça Almeida  Massanaro – Segmento de Trabalhadores

  • 2º Secretário: Venerando Lemes de Jesus – Segmento de Usuário

(62) 3201-4260 / 3201- 4255
conselhosaudegoias@gmail.com

Localização:
Avenida República do Líbano, Qd. 3D, Lts. 22-28, Edifício Vera Lúcia, nº 1875, 5º Andar, Setor Oeste
Goiânia - GO
CEP: 74115-924

O Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO) desempenha um papel fundamental como instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde – SUS – no estado, possuindo um caráter permanente e deliberativo. Sua missão abrange a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde, garantindo assim a efetividade e qualidade dos serviços prestados à população.

Integrado ao Executivo estadual e vinculado à Secretaria Estadual de Saúde, o CES-GO é composto por representantes de diversas entidades e movimentos, incluindo usuários e usuárias do sistema de saúde, trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde, governo e prestadores de serviços de saúde. Essa composição diversificada reflete o compromisso do conselho em representar os interesses e necessidades de diferentes segmentos da sociedade.

Além disso, o Conselho possui competências essenciais, como a aprovação do orçamento da saúde e o acompanhamento de sua execução orçamentária, garantindo a correta aplicação dos recursos destinados ao setor. Outra responsabilidade de destaque é a aprovação, a cada quatro anos, do Plano Estadual de Saúde, documento fundamental para nortear as ações e estratégias de saúde no estado, visando sempre à melhoria contínua dos serviços prestados à população goiana.

Além de suas atribuições fundamentais, o CES-GO também atua como um importante canal de participação social, promovendo o diálogo entre a comunidade e as instâncias governamentais na formulação e implementação de políticas de saúde. Por meio de audiências públicas, consultas e outras formas de interação, o Conselho busca garantir que as necessidades e demandas da população sejam consideradas no planejamento e na gestão das políticas de saúde em Goiás, fortalecendo, assim, os princípios democráticos e participativos do SUS.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo