Programa Juntos Pelo Araguaia reúne professores das universidades federais de Goiás e de Viçosa

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, participa de reunião, nesta segunda-feira (16/12), às 10h, com grupo de trabalho formado por professores das universidades federais de Goiás e de Viçosa. Em pauta, está a construção da metodologia de seleção de áreas prioritárias para intervenção do Programa Juntos Pelo Araguaia.

O Ministério do Desenvolvimento Regional liberou, em novembro, a parcela do repasse, no valor de R$ 1,12 milhão, para a Universidade Federal de Viçosa aplicar na identificação de áreas prioritárias que serão revitalizadas na região do Alto Araguaia. No total, cerca de R$ 2,8 milhões serão investidos nas primeiras ações do programa idealizado pelos governos de Goiás, Mato Grosso e Federal.

Os mapeamentos preliminares indicam que os trabalhos de recomposição florestal e conservação de solo e água deverão ter ações iniciais em 10 mil hectares, metade em território goiano. No total, os levantamentos vão abranger 2,7 milhões de hectares em 15 municípios de Goiás e outros 2,3 milhões de hectares em 12 municípios de Mato Grosso.

A Federal de Viçosa ficou responsável pela coordenação da elaboração dos estudos de áreas prioritárias e do projeto executivo, etapa inicial do programa, a partir do reconhecimento nacional da instituição nos esforços para reconstruir a Bacia do Rio Doce, destruída pelo rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015.

(Na foto, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, durante reunião com professores das universidades federais de Goiás de Viçosa (MG), no dia 15 de outubro. Leia mais aqui)
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo