Governo do Estado aperfeiçoa serviços do Sistema WebOutorga

Com praticamente todos os atendimentos suspensos desde a última segunda-feira (16/03), por força do Decreto de Emergência em Saúde Pública do Governo de Goiás, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) reforça as ferramentas virtuais disponibilizadas como forma de prevenir a propagação do coronavírus.

Um dos mais importantes projetos desenvolvidos em 2019 foi o WebOutorga. Com as adequações das taxas processuais estabelecidas pela Lei nº 20.694/19, o sistema se encontra integralmente operacional e disponível a todas as tipologias de processos de outorga.

Por meio da plataforma, qualquer pessoa realiza a solicitação de outorga de uso de recursos hídricos sem sair de casa. “Anteriormente, o cidadão precisava se deslocar e ir pessoalmente à sede do Setor Universitário para efetivar o pedido”, lembra a secretária Andréa Vulcanis. “Percebemos que era um transtorno para muitos que vinham do interior, que deixavam as propriedades rurais e perdiam dias de trabalho”, destaca. “Fizemos do WebOutorga um modelo para outras mudanças futuras”, complementa. 

O WebOutorga foi implantado com o objetivo de reduzir a grande espera por análise que os cidadãos enfrentavam no sistema anterior. O sistema traz uma nova metodologia de análise, mais prática e objetiva, que facilita tanto a solicitação quanto a própria avaliação do processo por parte dos servidores. 

“O sistema também é um avanço na transparência e na gestão pública, uma vez que o cidadão pode acompanhar seu processo e a secretaria consegue monitorar de forma adequada o uso daquele recurso e identificar gargalos nos pedidos”, afirma Andréa Vulcanis. “Com a situação delicada por conta do coronavírus, sistemas como esse mostram como a tecnologia pode auxiliar na gestão pública e evitar que a prestação de serviços entre em colapso nas mais diversas atividades”, conclui. 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo