Governo de Goiás avança na 3ª Etapa do Plantio Compensatório de espécies nativas no Parque Estadual do João Leite

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), realiza o plantio de mais de 12 mil mudas de espécies nativas no Parque Estadual do João Leite (PEJoL), ação que integra a 3ª Etapa do Plantio Compensatório executado pela ECO 050, concessionária responsável pela operação da Rodovia Federal BR-050. 

De acordo com a direção do parque, cerca de 100 mil mudas já foram plantadas nessa terceira etapa do projeto, um trabalho que, ao todo, deve reflorestar mais 320 hectares.

Além do plantio, o reflorestamento envolve ações de controle de plantas invasoras e de pragas, adubação, irrigação e proteção contra o fogo durante um período mínimo de três anos, que pode ser ampliado caso o reflorestamento necessite.

O plantio é mais um esforço do Governo de Goiás para recompor áreas sensíveis do PEJoL, que já havia recebido no último bimestre de 2019 o plantio de mais de 250 mil mudas, em uma área superior a 151 hectares. A reposição nativa integrou o plano de compensação ambiental de outra ampliação rodoviária, a do trecho goiano da BR-040, administrada pela Via 040.

A secretária Andréa Vulcanis afirma que as compensações são “instrumento importante da gestão ambiental no relacionamento entre Estado e iniciativa privada, pois promove integração das empresas com o setor público e gera maior engajamento nas atividades por conta do trabalho conjunto”. Segundo avalia, “acima de tudo é um instrumento de conscientização social”.

O Parque Estadual João Leite foi criado em 2014 e tem aproximadamente 2,8 mil hectares. Juntamente com o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco, forma uma importante área de proteção do Reservatório do Ribeirão João Leite, que abastece boa parte da região metropolitana de Goiânia. Em 2018 e 2019, o local sofreu com incêndios criminosos e recebeu status prioritário da Semad na recomposição.
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo