Gestão da crise hídrica e políticas públicas de preservação da água são temas do terceiro dia da Semana do Meio Ambiente

O terceiro dia da Semana do Meio Ambiente 2020 terá a água como protagonista nos dois painéis programados. O evento, promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), acontece de forma virtual por conta da pandemia de covid-19. Para se inscrever nas palestras desta quarta-feira (03/06) clique AQUI (Painel 2) e AQUI (Painel 3).

O primeiro painel do dia começa às 9h sob a temática “A gestão de cenários de crise hídrica na bacia do Rio Meia Ponte e Piancó para o ano de 2020”. O superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad, Marco José Melo Neves, fará uma apresentação das ações contra o racionamento de água previstas para este ano, que será acompanhada de um debate entre Antônio Carlos de Souza Lima Neto, secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ricardo Soavinski, presidente da Saneago, e a secretária Andréa Vulcanis. Às 10h, será transmitida a entrega de outorgas sazonais de direito de uso no Alto Meia Ponte.

“Teremos a oportunidade de fazer um balanço das ações realizadas no ano passado no Meia Ponte, quando o Governo de Goiás, com uma integração setorial, conseguiu manter o abastecimento total da região metropolitana de Goiânia”, adianta a secretária Andréa Vulcanis. “Além disso, falaremos sobre a atualização deste plano para 2020, mostrando como Semad, Seapa e Saneago estão realizando esta gestão dos recursos hídricos em meio à estiagem cada vez mais severa e como podemos contornar este cenário com ações estratégicas de curto, médio e longo prazo”, finaliza.

O segundo painel do dia, às 17h, trará nomes de importância nacional para discutir as políticas públicas de gestão dos recursos hídricos. A mesa “Integração de órgãos gestores para a execução de políticas públicas de gestão de recursos hídricos: desafios e perspectivas”, terá a participação de Christianne Dias, diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Marília Carvalho de Melo, que dirige o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam/MG), Paulo Salles, diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e mediação da secretária Andréa Vulcanis. “Os participantes poderão ter acesso a medidas e políticas das mais diversas realidades sob o mesmo tema, cada um com seu desafio e suas soluções. É uma forma de entendermos a complexidade da gestão da água e realizar um intercâmbio de informações”, diz a titular da Semad.

Veja a programação do terceiro dia da Semana do Meio Ambiente:

03 de junho de 2020 
Quarta-feira
Plataforma Zoom
(Inscreva-se antecipadamente para este webinar: 
https://cutt.ly/tyFMbMc)
 
Painel 2
 

9h – A gestão de cenários de crise hídrica na bacia do Rio Meia Ponte e Piancó para o ano de 2020
•    Apresentação das belezas naturais de Goiás
Link de transmissão diretamente do Parque Estadual da Mata Atlântica (PEMA), localizado no município de Água Limpa
 
Apresentação das ações previstas: Marco José Melo Neves, superintendente de Recursos Hídricos e Saneamento da Semad,
•    Andréa Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás
•    Antônio Carlos de Souza Lima Neto – Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
•    Ricardo Soavinski – Presidente da Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago)
 
10h – Transmissão online da entrega de outorgas sazonais de direito de uso no Alto Meia Ponte 
 

Painel 3
(Inscreva-se antecipadamente para este webinar: 
https://cutt.ly/JyFZQe9)

 

 
17h – Integração de órgãos gestores para a execução de políticas públicas de gestão de recursos hídricos: desafios e perspectivas 
•    Apresentação das belezas naturais de Goiás
Link de transmissão diretamente da Área de Proteção Ambiental (APA) João Leite, localizada nos municípios de Goiânia, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Anápolis, Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde de Goiás

•    Christianne Dias – diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) 
•    Marília Carvalho de Melo – diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam/MG), 
•    Paulo Salles – diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa)
•    Andréa Vulcanis – Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo