“Devemos resgatar a participação da sociedade no debate ambiental”, diz secretária Andréa Vulcanis na abertura da Semana do Meio Ambiente

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis, abriu a Semana do Meio Ambiente 2020 com uma palestra sobre a modernização da gestão ambiental. O evento, realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Semad, tem formato totalmente digital por conta da pandemia de Covid-19. Em sua fala inicial, a secretária abordou a necessidade de maior engajamento e conscientização da sociedade.

“Os problemas acontecem quando há uma desconexão da sociedade com as consequências dos seus atos, quando você não sabe para onde vai o lixo ou o esgoto da sua casa”, explica. “A missão de preservar o meio ambiente não é só da Semad ou das secretarias municipais, é atribuída ao poder público, mas deve-se resgatar a participação e a conscientização da sociedade”, afirma.

A secretária ressaltou a missão que lhe foi conferida pelo governador Ronaldo Caiado no início de seu mandato e destacou as mudanças promovidas na Semad desde 2019. “É preciso compartilhamento de responsabilidades e um esforço integrado entre as áreas econômica, social e ambiental, uma convivência harmônica entre elas”, disse. “Eficiência, eficácia e transparência na gestão ambiental, como foi pedido pelo governador, são nossas prioridades”, apontou.

Desde o ano passado, mudanças importantes aconteceram no setor ambiental, com destaque para a nova lei de licenciamento ambiental, a informatização dos processos e as novas normativas de segurança de barragens. 

“Temos uma burocracia de herança portuguesa de controle total dos processos, mas cuidamos muito pouco dos resultados”, disse a secretária. “Este modelo torna tudo muito moroso e, em consequência, nos afastamos da nossa missão de proteger o meio ambiente”, lembra Andréa Vulcanis, que também respondeu perguntas feitas por participantes do webinar a respeito da gestão ambiental. 

Homenagem
Ao final do primeiro dia da Semana do Meio Ambiente 2020 foi exibido um documentário curta-metragem sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), que completa 50 anos no próximo mês de setembro. A unidade de conservação é a mais antiga de Goiás.

A secretária Andréa Vulcanis lembra o contexto da criação do parque e destaca a importância ambiental e econômica da região. “O PESCaN foi criado quando a discussão ambiental ainda era muito pequena no Brasil”, disse. “Foi formalizado para proteger as águas termais da região. Hoje, a riqueza ambiental e a atividade turística só existem graças aos esforços de preservação do parque, 50 anos atrás”, completa. 

As fotos vencedoras do concurso “Seu Olhar Sobre o Parque Estadual da Serra de Caldas” foram apresentadas aos participantes. As 12 imagens vão compor o calendário comemorativo aos 50 anos do PESCaN. 

(Veja fotos vencedoras do concurso “Seu Olhar Sobre o Parque Estadual Serra de Caldas”, nome dos registros e dos autores AQUI)

O diretor do parque, Maurício Tambellini, entrou em um link ao vivo direto do PESCaN e conversou com a secretária. Em sua fala, ele contou histórias e lendas relatadas por servidores mais antigos e destacou o momento vivido pelas unidades de conservação do Estado. “Temos visto um avanço muito grande a partir da descentralização das gestões”, conclui. 

Veja AQUI a programação desta terça-feira (02/06), segundo dia de debates da Semana do Meio Ambiente.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo