Comitiva da China encerra visita a Goiás: “um estado muito bonito e bem cuidado”

“Um estado muito bonito e muito bem cuidado, com um meio ambiente muito agradável”, foram algumas das palavras de Tian Jianhui, vice-líder do Departamento Provincial de Florestas e Pastagens de Hebei, durante a passagem da comitiva da China em Goiás. Jianhui e outros cinco representantes do governo chinês estiveram no Estado para, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), trocar conhecimento sobre gestão de parques estaduais e demais unidades de conservação, além de discutir técnicas avançadas de prevenção e combate a incêndios adotadas tanto na China quanto em Goiás.

Na última quinta-feira (11), os representantes da província de Hebei exploraram o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (Pescan), onde puderam conhecer de perto diversas fitofisionomias do Cerrado, em uma visita marcada por aprendizados significativos. Durante a visita, eles estiveram nos mirantes panorâmicos, exploraram o museu com espécimes empalhados típicos da região, participaram de apresentações detalhadas sobre as 24 unidades de conservação geridas pela Semad e ganharam de presente rastros de animais nativos da área.

Li Jian, diretor do Departamento de Florestas e Pastagens da Cidade de Chengde, agradeceu todo o ensinamento que a comitiva adquiriu passando o dia com a equipe da Semad no parque. “Por meio das apresentações, vimos quais as ferramentas e equipamentos são usados aqui para fazer a proteção ambiental e vamos levar isso para a China.”

Combate a incêndios

Nesta sexta-feira (12), a comitiva participou de uma apresentação conjunta realizada pela Semad e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), focada no avançado monitoramento da vegetação e combate a incêndios. A reunião ocorreu na sala de situação da Defesa Civil, em Goiânia, onde foram destacadas as tecnologias e estratégias utilizadas em Goiás para proteger o meio ambiente.

O chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Giordano Souza, explicou que Goiás tem um acordo de irmandade com a província de Hebei: “Eles querem saber como a gente consegue preservar o Cerrado e proteger o bioma diante de tantas vulnerabilidades. Eles ainda demonstraram ter um especial interesse em conhecer nossas técnicas de prevenção e combate a queimadas florestais”, disse Giordano.

A secretária Andréa Vulcanis destacou a importância desse encontro: “Aqui, eles tiveram a oportunidade de ver uma amostra do trabalho que fazemos diariamente para preservar esse bioma tão singular.”

“Aprendemos o que é o Cerrado”

Ao final da visita, Tian Jianhui expressou toda sua gratidão: “Vocês nos chamaram atenção para toda a beleza de Goiás. Aprendemos sobre o clima e vegetação que nunca tivemos contato, que é o Cerrado. Agradeço imensamente a recepção calorosa e o carinho de todos vocês com a gente. Espero que essa parceria e amizade dure muitos anos, um futuro de muita colaboração e troca de informações”, disse.

Já Li Jian afirmou que a comitiva aprendeu muito ao passar esses dois dias junto à equipe da Semad. “Esse intercâmbio ambiental não apenas fortalece nossa compreensão mútua, mas também abre caminho para futuras colaborações na conservação dos nossos ecossistemas.”

Além de Tian Jianhui e Li Jian, integram a comitiva Sun Shutang e Di Taichang, ambos da Divisão de Prevenção ao Fogo do departamento; Zhang Xuesong, diretor do Departamento Municipal de Recursos Naturais e Planejamento de Baoding; e Cui Ju, diretor do Departamento Municipal de Florestas e Pastagens da Cidade de Zhangjiakou.

A colaboração contínua entre Goiás e Hebei reforça o compromisso da Semad com a conservação ambiental e a sustentabilidade, destacando o papel crucial da cooperação internacional na proteção do nosso planeta.

Intercâmbio

Goiás e Hebei começaram suas relações em 1993, com a visita do então vice-governador, Maguito Vilela, à China. Em 1999, foi assinado um acordo de estados-irmãos. Esse intercâmbio se ampliou nos últimos anos. As principais áreas de parceria são a Educação (UEG tem acordos firmados e a UFG sedia um instituto Confúcio com a ajuda de Hebei, por exemplo), indústria, comércio, cultura e agricultura.

Veículos de comunicação da China reportam que, na área ambiental, uma das maiores conquistas da província nos últimos anos foi tornar o ar mais limpo. Entre 2013 e o ano passado, a concentração média de PM2,5 (partículas finas) caiu de 104 para 38,8 microgramas por metro cúbico, uma queda de 62,7%. Hebei é um importante polo de agricultura e da indústria siderúrgica do país, e está no centro de uma política de recuperação ambiental promovida pelo governo nacional em anos recentes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo