“Cerrado é um bioma incrível”, diz aluno vencedor do concurso de fotografia da Semad

Premiação foi entregue neste domingo (10/09), em Rio Quente, durante o primeiro dia de programação do Seminário Internacional Águas Para o Futuro

O vencedor da categoria "estudantes" do concurso de fotografia do seminário Internacional Águas para o Futuro, promovido pelo Governo de Goiás e Unesco entre 10 e 13 de setembro em Rio Quente, João Gabriel Souza e Silva recebeu um Iphone 14 Pro Max e destacou que, com o novo aparelho, poderá fazer registros mais bonitos do Cerrado. “O Cerrado é um bioma incrível e, com minha fotografia, eu quis representar esse contraste da seca com a abundância da biodiversidade e da água”, disse o aluno.

O aluno foi autor da fotografia “Capivara Oásis: um encontro no Cerrado”, vencedora da categoria para estudantes da rede pública de ensino dos municípios de Caldas Novas e Rio Quente. “Eu estava indo para a fazenda, com minha mãe, já sem bateria no meu celular. Mas vi aquela imagem bonita e pedi o telefone dela emprestado para fotografar. Trouxe o título com essa menção ao oásis justamente pelo fato do Cerrado ser esse lugar cheio de água, mas que também atravessa a seca”, explicou o estudante.

A categoria premiou três alunos da rede pública dos municípios citados. As outras duas alunas foram Karolayne dos Santos Lopes, com a foto “Vivendo”, em segundo lugar; e Cecília Santos, autora do registro “Os olhos da natureza”, que terminou na terceira posição. As outras duas premiadas receberam smartphones com câmeras de 12 megapixels.

O concurso de fotografia ainda contou com a categoria “cidadãos goianos”, aberta a todos os cidadãos do Estado de Goiás. Esta categoria também premiou três fotógrafos, e os escolhidos foram, em primeiro lugar, Ilâne Nunes da Silva Luz, com a foto À beira rio; em segundo lugar, com a fotografia “Exuberante”, Marcela Gonçalves de Torres; e, em terceiro lugar, Dirnei Vogel, com a obra “Liberdade em vários tons”. 

Seminário
A premiação integra a programação do Seminário Internacional Águas Para o Futuro, realizado pela Semad e Unesco, que conta com atividades até o dia 13 de setembro. O evento reúne, em Rio Quente, lideranças de mais de 20 países da América Latina, com o objetivo de debater o futuro da água no mundo e para elaborar uma carta conjunta sobre compromissos com a água.

Na manhã desta segunda-feira (11/09), o evento contou com uma sessão de aberturas e dois painéis na sequência: “Águas Para o Futuro” e “O Cerrado, Clima e as Águas sob a Perspectiva dos Estados”.

Para a realização dos painéis, foram mobilizados especialistas de todo o País, pesquisadores e representantes do Poder Público. 

A mediadora do primeiro painel, Cláudia Ferreira Lima, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, destacou a importância de se reunir para discutir o futuro das águas. “É a forma como vamos garantir o futuro das próximas gerações.”

A programação completa pode ser conferida aqui.

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo