Semad capacita servidores para gerenciar áreas potencialmente contaminadas
Atividade foi realizada nesta sexta-feira, (16/06), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia; treinamento foi criado após solicitação de gestores do órgão
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) mobilizou 50 servidores para uma capacitação, realizada nesta sexta-feira (16/06), sobre “Gerenciamento de Áreas Potencialmente Contaminadas – APCs: Legislação, Teoria e Prática”, ministrado pela servidora da Semad Renata Machado Lima e por Marcelo Souza, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Esta foi a primeira capacitação presencial realizada pelo Centro de Formação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cefor) da Semad.
“Nós desenvolvemos essa área dentro da estrutura do Estado porque precisávamos de um contato com especialistas que entendessem, de fato, dos assuntos tratados. Nós, na Semad, estamos presentes intensamente na área finalística e precisamos de capacitação, muitas vezes, com profissionais que entendam da prática”, explicou o responsável pelo Cefor da Semad, Marcos Valverde.
Segundo o gerente do Cefor, o curso foi pensado após mobilização interna dos gestores para garantir que os servidores sejam capacitados nesse tema, especificamente. “Nós vamos trabalhar dessa maneira: tanto com aqueles treinamentos que pretendemos desenvolver, mas também para atender demandas dos gestores da Semad, que podem identificar mais precisamente quais os gargalos para avançarmos em nossa atuação”, disse Valverde.
Ao todo, são oito horas de aula na capacitação realizada nesta sexta-feira. O gerente de Emergências Ambientais, Incêndios Florestais e Segurança de Barragem, Jonatas Mendonça, foi um dos ouvintes do curso. Para o servidor, a iniciativa da Semad de trazer capacitações com um estudo mais aprofundado para os colaboradores é “extremamente importante”. “O aprimoramento do conhecimento deve ser contínuo e cada vez mais técnico, com um olhar para a atuação individual dos técnicos e para o trabalho institucional da Semad”, disse.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás