Semad participa de oficina em Campo Grande (MS) sobre indicadores em educação ambiental

Com o objetivo de construir, de forma colaborativa, um sistema de indicadores para acompanhar e avaliar os riscos climáticos e o impacto da educação ambiental na capacidade adaptativa das comunidades, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) participou da “Oficina de Formação e Construção de Indicadores da Região Centro-Oeste“. O encontro, realizado em Campo Grande, reuniu membros das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs) dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e do Distrito Federal.

Segundo a gerente de desenvolvimento sustentável e educação ambiental da Semad, Rúbia Santos, a oficina “gerou importantes reflexões sobre a necessidade de fortalecer as políticas públicas de educação ambiental e o papel estratégico das CIEAs para aumentar a resiliência das comunidades frente aos desafios das mudanças climáticas”.

O encontro buscou fortalecer o papel da educação ambiental como ferramenta para mitigar as mudanças climáticas, promovendo a articulação entre os estados e a implementação de ações efetivas.

A iniciativa foi promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em parceria com a Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ANPPEA), o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), contando com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O encontro fortalece o papel da CIEA e reforça a necessidade de promover uma comunicação mais eficaz nas iniciativas de educação ambiental”, afirma Rúbia.

“Este é um momento para buscarmos, juntos, poder público e sociedade civil, soluções para os desafios ambientais, sendo crucial discutir políticas públicas nesse sentido”, completa Leonardo Serpa, superintendente de Gestão Ambiental da Semad.

Os próximos passos do projeto incluem a capacitação dos demais membros das CIEAs, a criação de uma plataforma online para monitoramento e avaliação dos riscos climáticos e da educação ambiental, além da publicação de um livro com os resultados da pesquisa.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo