Vulcanis recebe comenda que leva nome do jornalista Washington Novaes
Cerimônia acontecue nesta terça-feira (04/07), na Assembleia Legislativa de Goiás
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goias, Andréa Vulcanis, recebeu a comenda Jornalista Washington Novaes, nesta terça-feira (04/07), durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. “Nós (da Semad) vamos honrar esta comenda que recebo, sempre exercendo nossas funções de maneira ética, respeitosa e cuidadosa”, disse a secretária.
Vulcanis destacou, no pronunciamento, que é preciso unir meio ambiente e desenvolvimento sustentável. “Nós precisamos equilibrar a balança da sustentabilidade. Com este equilíbrio, vamos afastar guerras e conflitos, que apenas prejudicam o meio ambiente”, afirmou a titular da pasta estadual.
A secretária também aproveitou para pontuar dados que mostram o avanço no trabalho da Semad. Segundo Vulcanis, a atual gestão é a que mais atuou em prol do meio ambiente na história de Goiás. “Avançamos nos prazos de licenciamento, reduzimos em 80% os incêndios nas unidades de conservação, temos um time qualificado. Hoje, contamos com quadros 100% técnicos.”
Segundo a Assembleia Legislativa de Goiás, foram 33 homenageados com a comenda Jornalista Washington Novaes, proposta do deputado estadual Antônio Gomide. “Com essa comenda, honramos homens e mulheres que não medem esforços em salvar vidas.”
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, também foi homenageado com a comenda. “Essa comenda, com o nome do jornalista Washington Novaes, é uma atitude muito importante”, disse. Pires também destacou a atuação em prol da preservação do Cerrado e disse que, se conseguirmos combater o desmatamento, já “faremos muito” pelo meio ambiente. Ao final de sua fala, o presidente do ICMBio destacou o trabalho da Semad: “a atuação de vocês deve ser reconhecida.”
Quem é Washington Novaes
Jornalista e ambientalista, Washington Novaes nasceu em 1934, na cidade de Vargem Grande do Sul, no Estado de São Paulo. Ele foi editor do Globo Repórter e do Jornal Nacional. Ativo na causa ambiental, Novaes produziu documentários, escreveu livros e reportagens sobre o tema.
Na década de 1980, passou a conviver com povos indígenas do alto Xingu, o que gerou a série documental “Xingu, a Terra Mágica”, o diário “Xingu, uma Flecha no Coração”, e, 20 anos depois “Xingu, a Terra Ameaçada”. Além de inúmeras reportagens sobre meio ambiente, que lhe rendeu diversos prêmios, como o Esso especial de Ecologia e Meio Ambiente (1992) e o Professor Azevedo Netto (2004).
O jornalista faleceu no ano de 2020, em Goiânia, após passar por cirurgia para retirada de tumor no intestino.
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás