Saúde de Goiás debate Serviço de Atenção Domiciliar no Estado
Evento irá abordar importância da assistência domiciliar e cuidados paliativos na Saúde Pública

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais), realiza na próxima sexta-feira (27/06), a partir das 8h30, o II Seminário Estadual do Serviço de Atenção Domiciliar e cuidados paliativos: “Transformando o cuidado”. O evento, que ocorre no Auditório da Escola da Saúde do Estado, em Goiânia, irá abordar a importância da assistência domiciliar e cuidados paliativos na saúde pública do Estado.
Nos últimos seis anos, Goiás teve um aumento significativo no número de municípios habilitados no programa federal ‘Melhor em Casa’, atingindo atualmente 70 municípios com 121 equipes dedicadas a oferecer atendimento humanizado no domicílio. Além disso, a SES conta com 10 equipes financiadas pelo Estado. O modelo de Atenção Domiciliar (SAD) permite que os pacientes recebam cuidados mais próximos do seu ambiente familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e reduzindo o risco de infecções.
Os pacientes são visitados semanalmente pela equipe ou com maior frequência por equipes especializadas, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas ou assistentes sociais, que realizam avaliações individualizadas e atendem às necessidades específicas de cada caso.
De acordo com a portaria GM/MS N° 3005 de 02 de janeiro de 2024, que atualiza as regras do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Programa Melhor em Casa (PmeC), foi aberta a possibilidade para habilitação de equipes em municípios com menos de 20 mil habitantes. “Essa medida vem facilitar a expansão da proposta em nossos municípios. É extremamente importante ampliarmos cada vez mais esse serviço para a população”, pontua Sebastiana Maria de Paulo Nunes, coordenadora da Atenção Domiciliar da SES.
O Seminário será direcionado a profissionais da saúde e equipes multidisciplinares do Serviço de Atenção Domiciliar. Os participantes terão a oportunidade de assistir à palestras com especialistas sobre assistência; oficinas sobre cuidados paliativos e relacionadas à Ventilação Invasiva Domicilar (VMID), Ventilação Não Invasiva (VNI), Apneia do sono e Oxigenoterapia Domiciliar. Além disso, poderão participar da roda de conversa para retirada de dúvidas e compartilhamento das experiências inovadoras das equipes em Goiás. Também haverá a entrega de certificados em reconhecimento ao trabalho destacado e à contribuição significativa para a saúde pública no Estado.
Serviço:
Evento: II Seminário Estadual do Serviço de Atenção Domicilar: “TRANSFORMANDO O CUIDADO”
Quando: 27 de Junho (Sexta-feira)
Horário: 8h30
Local: Auditório da Escola da Saúde do Estado (Rua 26, 521, Jardim Santo Antônio, Goiânia)
Yara Galvão (Texto)/ Foto (Arquivo SES)


