Mais Saúde para Goiás
[last_news categoria_select=”mais-saude”][last_gallery categoria_select-galeria=”mais-saude” categoria_select=”mais-saude”][last_video categoria_select=”mais-saude”][card_default][/card_default]O Mais Saúde para Goiás é um programa da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) que integra o Goiás Mais Competitivo, programa lançado pelo governo estadual em novembro de 2015 que prevê ações em diversas áreas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, a eficiência da gestão pública e a competitividade econômica do Estado.
O programa da SES-GO, coordenado pela Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), tem como objetivo reestruturar a Atenção Primária à Saúde (APS) em Goiás e ampliar o porcentual da população atendida por Equipes de Saúde da Família de 69,16% registrados em 2014 para 84% em 2018.
A ideia é estreitar as relações com os 246 municípios goianos, colaborando para a melhoria das capacidades de assistência e gestão, de forma a garantir à população atendimento humanizado, com mais qualidade, equidade e resolutividade. As prioridades são o fortalecimento, monitoramento e a avaliação da Atenção Primária, com vistas à implantação de Redes de Atenção à Saúde (RAS) e o fortalecimento do SUS.
O Mais Saúde para Goiás está estruturado em sete subprojetos:
- Aumento do número de Equipes de Saúde da Família.
- Repasse de recursos a municípios para a aquisição Cessão de eletrocardiógrafos, aparelhos de ultrassom e Raio-X.
- Planificação da Atenção Primária em Saúde, com a realização de oficinas e a qualificação de todos os 16 mil profissionais (médicos, enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e outros) que atuam na Atenção Primária nos municípios goianos – um processo de educação continuada até 2018, que conta com a parceria do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
- Repasse de recursos a municípios para aquisição Cessão de equipamentos para laboratórios de análises clínicas.
- Cessão de equipamentos para qualificação das visitas domiciliares realizadas pelas Equipes de Saúde da Família, incluindo kits para mensuração de pressão arterial e glicemia.
- Lançamento do Instituição Prêmio Goiano de Gestão da Atenção Primária à Saúde.
- Qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACE).
Através dessas ações, a SES-GO espera ampliar o acesso à saúde; reduzir o tempo de espera para consultas; aumentar a capacidade de resolução de problemas de saúde; diminuir os encaminhamentos desnecessários; aprimorar os serviços prestados; melhorar a qualidade de vida da população, bem como os indicadores de saúde do Estado.[acordiao title_acordeao=”Projetos”][acordiao_item title_section_acordiao=”Aumento do número de Equipes de Saúde da Família”]
A Atenção Primária tem o papel de coordenadora do Sistema de Saúde e deve ser a porta de entrada preferencial ao Sistema, assim com o objetivo de aumentar o acesso à Atenção Primária de Qualidade, se propõe o aumento da Cobertura da Atenção Primária no Estado de Goiás, prioritariamente através da implantação de 323 Equipes de Saúde da Família até o ano de 2018.
Objetivo do Projeto
Aumentar o acesso à Atenção Primária de Qualidade, prioritariamente através da implantação de Equipes da Estratégia Saúde da Família ( ESF ).
Público-alvo
Prioritariamente municípios com cobertura menor ou igual a 60% nos últimos 2 anos
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Equipamentos de apoio diagnóstico aos municípios”]O diagnóstico não se baseia apenas no exame clinico dos profissionais de saúde, ele deve ser consolidado através de exames, que não raro, o acesso pela população, é dificultado. Para a Atenção Primária a Saúde ser efetiva, é necessário instrumentaliza-la de forma a impedir que as doenças se agravem levando a internações devido a diagnósticos imprecisos, assim a proposição de suprir a necessidade de equipamentos de apoio diagnostico, como Ultrassom, Eletrocardiógrafo e aparelhos de RX, conforme os parâmetros assistenciais, para os municípios goianos, garantindo o acesso a toda a população a exames de apoio diagnóstico. Até 2018 serão cedidos 30 Ultrassons, 60 Eletrocardiógrafos e 20 Raios X.
Objetivo do Projeto
Garantir o acesso de toda a população a exames de apoio diagnóstico. Para ser efetiva a atenção básica precisa ser instrumentalizada de forma a impedir que doenças se agravem levando à internação devido a diagnósticos imprecisos.
Público-alvo
Municípios com necessidade de equipamentos para apoio diagnóstico na Atenção Primária, conforme os parâmetros de assistenciais e detalhamento posterior.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Planificação da Atenção Primária à Saúde”]
O aumento do número de equipes e aumento de estruturas de apoio diagnóstico não bastam para garantir uma Atenção Primária à Saúde – APS de Qualidade, é necessário também qualificar a gestão e assistência prestada. Assim se propõe a reestruturação da Planificação da Atenção à Saúde, desenvolvendo habilidades e competências dos profissionais de saúde e gestores e consequentemente propiciando uma APS de qualidade. Em Goiás a Planificação foi desenvolvida em Oficinas Modulares, onde os diversos temas pertinentes à APS foram discutidos. Estas Oficinas foram capilarizadas aos 246 municípios.
Objetivo do Projeto
Reestruturar a Atenção Primária à Saúde, garantindo à população acesso aos serviços com qualidade, humanizado, equidade e resolutividade, desenvolvendo habilidades e competências dos profissionais de saúde e gestores garantindo uma Atenção Primária de qualidade.
Objetivos Específicos:
Implantar o processo de reestruturação da Atenção Primária nos 246 municípios; Alcançar 16.000 profissionais de Atenção Primária em Saúde, nas Regionais de Saúde e municípios, impactando na melhoria do serviço prestado e consequentemente mais saúde da população do Estado de Goiás; Melhorar os indicadores de Saúde do Estado de Goiás.
Público-alvo
Profissionais da APS dos 246 municípios.
Resultados
Realização das 06 (seis) Oficinas temáticas e conceituais:
-
Oficina – As Redes de Atenção à Saúde;
-
Oficina – A Atenção Primária à Saúde no Município;
-
Oficina – Territorialização;
-
Oficina – Vigilância em Saúde;
-
Oficina – A Organização da UBS e do Processo de Trabalho em Saúde;
-
Oficina – Sistema de Informação, Monitoramento e Análise de Situação em Saúde.
18 Regionais de Saúde envolvidas;
246 municípios envolvidos;
Qualificação de mais de 14.000 profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Guia para Tutoria da Planificação da Saúde
Processo de Tutoria da Planificação da Atenção à Saúde
- Material para Leitura
– A Construção Social da Atenção Primária à Saúde
– Aperfeiçoamento em Gestão da Atenção Primária à Saúde – AGAP
Oficinas
- Oficina I – As Redes de Atenção à Saúde
- Oficina II – A Atenção Primária à Saúde no Estado
- Oficina III – Territorialização
- Oficina IV – Vigilância em Saúde
- Oficina V – A Organização da UBS e do Trabalho em Saúde
- Oficina VI – Sistemas de Informação, Monitoramento e Análise de Situação de Saúde
Encontro Estadual para Fortalecimento da Atenção Básica
- Apresentação e-SUS – Encontro AB – Resumida [CGAA]
- Oficina Nasf – Reflexões e Potencialidades
- Oficina Saúde Bucal,
- Oficina Integração AB e Vigilância em Saúde
- Apresentação requalifica UBS
- Encontro Estadual de Atenção Básica -2018
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Laboratórios públicos municipais de análises clínicas”]Para o diagnóstico preciso, também é necessário investir no acesso a exames de analise clínica para Atenção Primária. Este Projeto propõe fortalecer a APS dos municípios com a cessão de equipamentos de laboratório, para os municípios que dele necessitem, garantindo assim meios para o correto atendimento ao cidadão e consequentemente melhoria da saúde da população. A proposta é de 123 laboratórios equipados até 2018.
Objetivo do Projeto
Fortalecer a atenção primária em saúde dos municípios goianos laboratórios de apoio diagnóstico de forma a garantir meios para o correto atendimento do cidadão e consequentemente redução do ICSAB.
Público-alvo
Municípios com laboratórios públicos municipais que necessitem de equipamentos.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Equipamentos para Equipes de Saúde da Família na visita domiciliar”]
O trabalho das Equipes de Saúde da Família se desenvolve principalmente na aproximação do setor saúde à população à elas adscritas. Para tal, é necessário que as equipes tenham a seu dispor, o mínimo de equipamentos necessários para o seu acompanhamento. É consenso que as doenças mais prevalentes na população são aquelas relacionadas à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus. Assim esse projeto prevê a seção de Kits para mensuração da pressão arterial e glicemia para as ESF. Até 2018 serão cedidos 1651 Kits.
Objetivo do Projeto
Reduzir o ICSAB com a qualificação das visitas domiciliares.
Público-alvo
Todas as Equipes de Saúde da Família.
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família”]O Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família é uma iniciativa da Governo do Estado de Goiás e será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás com o apoio da Secretaria de Planejamento, Instituto Mauro Borges (IMB) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG).
O Prêmio tem o objetivo de reconhecer as experiências exitosas (boas práticas) dos municípios Goianos, que contribuirão para o aprimoramento da gestão municipal com foco na Atenção Primária à Saúde – APS, além de propiciar a produção e disseminação do conhecimento da APS.
Realização
Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás com o apoio da Secretaria de Planejamento, Instituto Mauro Borges (IMB) e Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG).
Edital
- Portaria nº 1055/2016 – GAB/SES
- Edital do Prêmio – Publicado no D.O.E
- Anexo I – Termo de autorização de uso e cessão de direitos autorais
- Anexo II – Modelo do resumo do trabalho
- Anexo III – Critérios de pontuação por categoria
- Retificação: DO nº 22.508, de 13.02.2017, pág. 29
- Retificação no Diário Oficial
- Prorrogação do Edital do Prêmio
- Prorrogação do Edital do Prêmio – Diário Oficial
- Lista dos trabalhos aprovados pela Comissão Técnica (1ª Etapa), no Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família
- Resultado dos trabalhos selecionados na 1ª Etapa do Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família – Versão Diário Oficial
- Resultado dos trabalhos selecionados na 2ª Etapa do Prêmio Goiano de Boas Práticas em Saúde da Família – Versão Diário Oficial
- Edital de Resultado dos Trabalho selecionados na 3º Etapa da Seleção de Boas Práticas em Saúde da Família (Classificação Final)
- Edital de Resultado dos Trabalho selecionados na 3º Etapa da Seleção de Boas Práticas em Saúde da Família – Versão Diário Oficial
[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates a Endemias”]O Governo de Goiás pretende tornar o Estado mais competitivo em saúde. Um dos pilares desse projeto é a qualificação profissional dos servidores atuantes na Atenção Primária à Saúde. Por meio de um convênio com a Universidade de Brasília (UnB), a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) lançou, em dezembro, o “Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate às Endemias (ACE)”.
O curso destina-se aos 8.249 ACS e aos 2.807 ACE que atuam na atenção primária à saúde dos municípios do Estado de Goiás. A primeira turma iniciou as aulas, em dezembro de 2016. O curso prosseguirá até 2018.
A Rede Conecta SUS será o principal instrumento dessa atividade de extensão, pois tem estrutura tecnológica compatível para o desenvolvimento do projeto.
As aulas serão à distância, por meio de uma plataforma desenvolvida pela UnB. Durante os três meses de curso, o aluno terá acesso ao sistema que permite a realização das atividades, por meio de e-mail pessoal.
Depois de 220 horas-aula, os participantes serão capazes de atuarem junto às equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, etc), no desenvolvimento das ações de cuidado e promoção à saúde de indivíduos e grupos sociais, em domicílios e coletividade.
Objetivo do Projeto
Produção e disseminação do conhecimento na Atenção Primária a Saúde para os ACS e ACE
Público-alvo
Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias.
- Apresentações
– Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de ACS e ACE – Evanilde Fernandes Costa Gomides
– Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de ACS e ACE – Fernando Cupertino de Barros
– Curso de Capacitação do Processo de Trabalho de ACS e ACE – João Paulo da Silva
- Conteúdo do Curso
– Conteúdo
[/acordiao_item][/acordiao][titulo title=” Apresentações do Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde/ Processo de Tutoria”][default_list]
- Planificação Atenção Básica Processo Tutoria – Apresentação Dr. Leonardo Vilela
- Aps no SUS Goiás – Apresentação Eugênio Vilaça
- Processo Tutoria – Apresentação Campo Alegre
- Processo Tutoria – Apresentação Minaçu
[/default_list]