Governo de Goiás capacita profissionais da saúde para cuidados de pacientes com dengue
Aula magna será ministrada pelo médico e secretário Rasível Santos, nesta quinta-feira (06/02). Além das capacitações online, a saúde definiu unidades de referência para orientar os profissionais por telefone nos cuidados dos pacientes

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) deu início às capacitações online para o manejo clínico dos pacientes com arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O manejo clínico diz respeito a toda linha de cuidados que devem ser observada quando o paciente tem suspeita de alguma das arboviroses. A primeira capacitação aconteceu no dia 30 de janeiro e teve a participação de 842 profissionais de saúde de vários municípios. Nesta quinta-feira (06/02) será realizada a aula magna de “Manejo Clínico para Arboviroses”, com o secretário de Estado da Saúde e médico Rasível Santos.
As capacitações são no formato online e destinadas a profissionais da Atenção Primária à Saúde, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e gestores, além de profissionais médicos e equipe multidisciplinares da urgência e emergência como UPAS, Hospitais Municipais e Hospitais Estaduais. Ao todo, serão feitas 9 capacitações, de janeiro a abril, em diversos temas relacionados a manejo clínico. Serão apresentadas aulas teóricas, oficinas práticas e discussões de casos clínicos.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rasivel Santos, as capacitações são ferramentas importantes para atualização em relação ao protocolo de pacientes com arboviroses. “A secretaria vai apoiar os profissionais que estão na ponta, cuidados das pessoas, para que eles tenham mais segurança na hora da conduta do paciente. São orientações e atualizações importantes disponibilizadas no formato online, para que o profissional não precise se deslocar e consiga fornecer o que há de mais atual no manejo clínico do paciente”, reforça Rasivel.
Durante a capacitação, os profissionais serão orientados sobre o Protocolo Nacional de Manejo Clínico para pacientes com arboviroses, do Ministério da Saúde. O documento descreve a forma correta de lidar com os casos, em cada faixa etária, quais medicamentos devem ser utilizados e quais outras condutas terapêuticas podem ser adotadas diante da gravidade do quadro.
A SES também enviará para os municípios materiais de suporte como o cartão de acompanhamento do paciente e fluxograma de manejo clínico da dengue, como foi feito em 2024. Além disso, a secretaria criou um canal para tirar dúvidas dos profissionais que estão nas unidades, em contato direto com os pacientes, é o canal para matriciamento para casos de dengue, que vai contar com a colaboração de cinco unidades hospitalares do Estado de Goiás, que serão pontos focais para discussão de dúvidas e alinhamento de condutas. A linha de atendimento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, mas com de ampliação dos dias e horários, caso seja avaliada a necessidade.
Os hospitais matriciadores são o HDT – Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, HEF – Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad, HEJ – Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho, HCN – Hospital Estadual Centro-Norte Goiano, HEAPA – Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada e e HECAD – Hospital Estadual da Criança e do Adolescente.
Ações
Outra ação importante realizada pela SES foi a ativação Sala de Situação de Arboviroses, no último dia 23 de janeiro. Diversas áreas da SES participam da sala de situação, como as Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa), de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais) e Regulação Controle e Avaliação, além da Defesa Civil Estadual do Estado. A sala avalia e redireciona as estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya e dá agilidade no encaminhamento de materiais, regulação de pacientes e apoio técnico aos municípios. Nos encontros são analisados o cenário epidemiológico dos municípios e redirecionamento das ações nas regiões de alto risco.
Cenário das arboviroses
O estado de Goiás registra neste ano 5.689 casos confirmados, 12.777 casos notificados, com 1 óbito confirmado de Heitoraí, 14 óbitos em investigação, sendo 4 de Goiânia, 1 de São Simão e um de Mozarlândia. Em relação a Chikungunya, são 132 casos confirmados e nenhum óbito registrado. Até o momento há um caso confirmado de Zika, com nenhum óbito registrado. No caso da dengue, a maioria dos registros mostra a circulação predominante do sorotipo 2 em 2025. Goiás registrou 4 casos de dengue tipo 3 no ano passado, em Rio Verde, Jataí e Goiatuba, todos evoluíram para cura. Em 2025, um caso importado foi identificado em Anápolis.
Serviço
As aulas serão oferecidas no formato formato online, das 14h às 16 horas, todas as quintas-feiras, via Microsoft Teams. ID da Reunião: 238 907 643178 e Senha: Wy3mk6Th. As capacitações também serão transmitidas pelo canal do Youtube da SES: @saudegoias.
Cronograma de Capacitações Manejo das Arboviroses
Capacitação: Manejo Clínico e Organização das Unidades
Data: 06/02/2025 (quinta-feira)
Responsável – Dr Rasível Santos – Secretário de estado da Saúde de Goiás
Capacitação: Tratamento e Acompanhamento Pediátrico em Arboviroses. Condutas terapêuticas em casos leves e moderados.
Simulado de Casos Clínicos
Data: 13/02/2025 (quinta-feira)
Capacitação: Testes rápidos e de diagnósticos para Arboviroses. Recomendações e instruções para utilização dos testes rápidos de diagnóstico para Dengue
Recomendações para diagnóstico laboratorial das Arboviroses
Data: 20/02/2025 (quinta-feira)
Capacitação: Manejo Clínico de dengue outras arboviroses. Capacitação subsidiada por estudo de casos de pacientes investigados no comitê de óbito por arboviroses.
Data: 27/02/2025 (quinta-feira)
Capacitação: Processo regulatório das arboviroses
Data: 13/03/2025 (quinta-feira)
Capacitação Atualização em Manejo clínico de Dengue X diagnóstico diferencial
Data: 20/03/2025 (quinta-feira)
Capacitação: O papel do ACS no controle das Arboviroses. Condutas do Agente Comunitário de Saúde diante do controle das Arboviroses
Data: 27/03/2025 (quinta-feira)
Capacitação: Diagnóstico e Estratificação de Risco. Principais sinais e sintomas. Estadiamento e Prova do Laço.
Data: 03/04/2025 (quinta-feira)
Foto: Iron Braz
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás