Vulcanis diz que consciência ambiental precisa caminhar junto com ações efetivas
Cerimônia de abertura do evento reuniu autoridades e especialistas da área ambiental para apresentar novidades da gestão
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, reforçou a importância da conscientização e da gestão responsável dos recursos hídricos durante a abertura da Semana da Água, realizada nesta terça-feira (19), em Goiânia. De acordo com Vulcanis, a preservação da água não deve ser pautada apenas pelo temor da escassez, mas sim pelo compromisso coletivo com a sustentabilidade.
“A Semana da Água nos lembra que consciência e ação caminham juntas para garantir um futuro sustentável”, disse, ressaltando que a mudança de mentalidade é essencial para o avanço na gestão eficiente dos recursos hídricos.
Vulcanis também pontuou que Goiás tem se destacado na busca por uma abordagem equilibrada entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “Estamos construindo um modelo que vai além do discurso e se traduz em ações concretas para garantir água limpa e acessível para as próximas gerações”, disse.
A Semana da Água acontece entre os dias 17 e 23 de março em alusão ao Dia Mundial da Água. A cerimônia de abertura reuniu autoridades e especialistas da área ambiental para a entrega de 17 outorgas da Bacia do São Marcos, além da apresentação do Sistema Veredas, que é a nova plataforma de outorga do Governo de Goiás.
Também durante a abertura, foram homenageados profissionais que se destacaram na gestão dos recursos hídricos, com a entrega do prêmio Protetor das Águas. O evento é uma realização da Semad em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Companhia Saneamento de Goiás (Saneago).
Sistema Veredas
A nova plataforma de outorga de Goiás recebeu o nome de Sistema Veredas. A escolha foi feita por votação pública nas redes sociais da Semad e representa as áreas úmidas típicas do Cerrado, encontradas perto das nascentes dos rios. As veredas ajudam a manter a água dos cursos d’água fluindo de forma constante ao longo do ano.
A outorga é um documento que permite o uso de água por um período determinado. Ela é usada como um instrumento de gestão dos recursos hídricos e deve ser solicitada antes de qualquer intervenção que altere o corpo de água. Desde 2019, a operação era feita pela plataforma WebOutorga, que não supria todas as necessidades da secretaria.
Embora os requerimentos para captação de água subterrânea já tenham apresentado redução no prazo médio de tramitação (caindo de dois anos e meio para um mês, em média), com o Sistema Veredas a Semad busca acelerar a análise de pedidos de outorga para captação superficial e para barragens.
A plataforma foi inspirada no Sistema Ipê, criado pelo Governo de Goiás em 2021 e que revolucionou o licenciamento ambiental no Estado, reduzindo o prazo de tramitação de processos, que antes era de três anos, para 45 dias.
Foto: Semad
Legenda: Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, Andréa Vulcanis, durante abertura da Semana da Água, em Goiânia
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás