Turistas que se perderam em Terra Ronca fazem alerta: ‘é importante vir com condutor’
Os quatro turistas que ficaram desaparecidos no Parque Estadual de Terra Ronca (Peter) entre o domingo (30) e a segunda-feira (1º) fizeram um alerta para as pessoas que pretendem visitar o parque no futuro. Horas depois do resgate e recuperados do susto, eles gravaram um vídeo em que falam da relevância de se contratar um condutor que conheça a região.
‘É importante vir com um condutor, mesmo as pessoas que acham que tem experiência. Se não conhecerem muito bem a mata, se não conhecerem o lugar, não vão [sozinhos], porque vai dar errado. Passamos apuro de noite, passamos frio. Graças a Deus, deu tudo certo”, disse um deles.
A força-tarefa que resgatou os turistas era formada por servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Corpo de Bombeiros Militares, guias, brigadistas comunitários, ICMbio e moradores da região. Foram 18 pessoas ao todo, divididas em quatro equipes.
Um dos turistas é um idoso de 64 anos com mobilidade reduzida. Os outros três são homens com idade entre 23 e 30 anos. Um deles sofreu queda de moto há dois dias e está com o joelho lesionado. Todos estão bem.
Sobre o parque
O parque foi criado em 1989, delimitado em 1996. Ele guarda belas cavernas, espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção, rios, cachoeiras e sítios ecológicos com reconhecida importância turística.
Estima-se que existam mais de 200 cavernas no interior do Peter – um dos conjuntos espeleológicos mais importantes da América do Sul. Estão lá três das dez maiores cavernas do Brasil, além da que tem o 5º maior portal do País.