Superintendencia de Fiscalização e Controle Ambiental

Integrada à Subsecretaria de Licenciamento, Fiscalização e Controle Ambiental, a Superintendência de Fiscalização e Controle Ambiental (SUF) concentra as atividades de fiscalização da secretaria. A SUF inspeciona e monitora as atividades potencialmente impactantes ao meio ambiente, verifica o cumprimento das condicionantes estabelecidas nas licenças ambientais concedidas pela Semad, investiga e apura as denúncias relacionadas a crimes ambientais, além de colaborar com órgãos de fiscalização ambiental estaduais e federais em ações conjuntas para a proteção do meio ambiente. Tais atividades são essenciais para garantir o cumprimento da legislação ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Assista ao vídeo do superintendente Marcelo Sales e confira abaixo informações sobre cada gerência:

Gerências da SUF:

  • Gerência de Regularização Ambiental (Geran)
    São tratados assuntos referentes a regularização de passivos ambientais [obrigações que uma empresa assume para promover o melhoramento ambiental] de imóveis rurais ou urbanos. Responsável pela Declaração Ambiental do Imóvel (DAI), instrumento pelo qual o proprietário propõe a regularização dos impactos com as compensações florestais, por dano, a recuperação da vegetação nativa e a reposição florestal quando cabíveis.

  • Gerência de Fiscalização Ambiental e Inteligência (Gefai)
    Supervisiona as operações de fiscalização, sejam elas preventivas ou ostensivas, voltadas para empreendimentos e atividades que possam causar danos ao meio ambiente. Responsabiliza comportamentos danosos ao meio ambiente por meio de medidas corretivas, impõe sanções e penalidades aos infratores e garante o cumprimento das leis ambientais.

  • Gerência de Segurança de Barragens (Geisb)
    Monitora e fiscaliza barragens em relação à sua segurança, que estão sob a competência da Secretaria. Coordena, implementa e acompanha a efetividade do Cadastro de Barragens; elabora o Relatório Anual de Segurança de Barragens do Estado de Goiás, além de outras atividades correlatas.

  • Gerência do Cadastro Ambiental Rural (Gecar)
    Responsável pela gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é um registro obrigatório com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades rurais. A gerência produz, sistematiza e divulga informações referentes ao CAR, além de ser responsável pela análise dos referidos cadastros e manifestação em temas correlatos.

  • Gerência de Pós Licença e Pós Outorga (Gepos)
    Acompanha as atividades e os empreendimentos licenciados e outorgados, para assegurar o cumprimento das condicionantes estabelecidas na licença, registro, autorização, portaria e declarações, bem como assegurar a conformidade no uso de recursos hídricos e na instalação e operação regularizadas.

  • Gerência de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Gegeo)
    Responsável pela fiscalização remota em Goiás, utilizando de alertas de desmatamento e imagens de satélite. Responsável também por gerir os mapeamentos temáticos para tomadas de decisão da Semad no que tange o fornecimento de dados geoambientais, e também por gerir o SIGA-GO (Sistema de Informações Geográficas Ambientais do Estado de Goiás) integrando dados internos e externos e fornecendo-os aos servidores da secretaria e dos municípios. Há também uma área de desenvolvimento e ciência de dados dentro da Gegeo, onde se criam novas tecnologias, a fim de aumentar a efetividade e assertividade das análises.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo