Superintendencia de Planejamento, Formulação e Gestão Institucional:

Integrada à Subsecretaria de Planejamento, Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, a Superintendência de Planejamento, Formulação e Gestão Institucional (SPG) conta com três gerências, além da escola de meio ambiente. A SPG é responsável pelo planejamento estratégico e plurianual, assim como pelo seu monitoramento. Em outras palavras, ela define as diretrizes, objetivos e metas para cada área da secretaria.

A superintendência também desempenha um papel fundamental na proposição de novos atos normativos e políticas públicas ambientais, bem como suas revisões. Além disso, cabe à SPG a definição de regras de negócio e critérios técnicos para a elaboração dos sistemas ambientais, como é o caso do sistema IPÊ, por exemplo.

Assista ao vídeo da superintendente Natália Cristina Lino e confira abaixo informações sobre cada gerência:

Divisões da SPG:

  • Gerência de Planejamento dos Serviços Ambientais e Conselhos (Gepla)
    Responsável pela gestão estratégica da Semad, com o desenvolvimento e implementação da cultura de gestão estratégico, além de gerir a estratégia da secretaria. A gerência simplifica processos e melhora a prestação dos serviços públicos feitos pela Semad. A Gepla também é responsável por secretariar e organizar reuniões, documentos e rotinas relacionadas ao Conselho Estadual do Meio Ambiente e ao Conselho Estadual dos Recursos Hídricos.

  • Gerência de Formulação de Políticas Públicas e Relações Institucionais (Gepri)
    Tem como principal atribuição o planejamento de políticas públicas na área ambiental. Para isso, é realizada a conferência e atualização da legislação ambiental estadual, bem como a elaboração de atos normativos próprios como Portarias, Instruções e Orientações Normativas e Resoluções. Além disso, a Gepri auxilia nas relações institucionais em busca de uma coerência entre as políticas ambientais em Goiás.

  • Gerência de Desenvolvimento e Inovação Ambiental (Gedin)
    Responsável pela definição das regras de negócio para orientar a operação de novos sistemas a serem desenvolvidos. A equipe da gerência dedica-se à inovação ambiental, realizando análises, levantamento de requisitos e atualizações constantes em sistemas já existentes, para garantir que as demandas e expectativas dos públicos interno e externo sejam atendidas.

  • Escola de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Emago)
    A Emago assume a responsabilidade pelos programas de capacitação, cursos e treinamentos. Além da formação interna dos colaboradores, a escola de meio ambiente promove cursos tanto para os servidores locais como para membros da comunidade externa, incluindo aqueles de outros estados ou cidades.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo