Com apoio da Semad, projeto RetifiCAR é lançado em Goiás

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) participaram, nesta quinta-feira (1º), do lançamento do projeto RetifiCAR, criado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) com o propósito de ajudar proprietários de terra a fazer retificações em seus respectivos Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Em Goiás, a fase-piloto do projeto alcança Goiânia, Inhumas e Itauçu, e a proposta é expandi-lo para o resto do território depois. O evento aconteceu na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg). Representaram a Semad os subsecretários Robson Disarz e Jorge Werneck, o superintendente Marcelo Sales e o gerente Ialdo Oraque.

“Cabe observar que o CAR é muito importante para a regularização ambiental do imóvel, sendo necessário para o licenciamento ambiental, concessão de crédito agrícola, transferências imobiliárias e acesso a mercados”, explica Disarz.

Werneck orienta os proprietários interessados a procurar os sindicatos rurais dos municípios de Goiânia, Inhumas e Itauçu para conseguir mais informações e aderir ao projeto. “A ideia é que promovendo a retificação correta dos cadastros ambientais rurais, a validação desses cadastros aconteça de forma mais rápida, vez que um fatores que mais implicam na não validação dos cadastros ambientais rurais é a má qualidade dos dados declarados”, completa.

Sobre o projeto
Em âmbito nacional, o lançamento do RetifiCAR aconteceu em setembro de 2023 e se expandiu para outros estados do Brasil. Cláudia Mendes, técnica do CNA, disse na época que ficar à margem da regularização é um problema que afeta principalmente os pequenos negócios de agricultura do país, por causa da desinformação.

“É importante que o produtor entenda que o CAR não traz prejuízo, mas benefícios, Porque, depois de regularizado, ele consegue acessar o mercado de uma forma mais apropriada”, disse.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo