Semad e Abrema realizam capacitação voltada a sistema de monitoramento de resíduos sólidos
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) sediou, nesta terça-feira (19), capacitação voltada aos servidores desta secretaria para conhecimento acerca da funcionalidade do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos Sólidos (MTR). Participaram servidores que trabalharão diretamente com a ferramenta, lotados nas superintendências de Licenciamento Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Resíduos Sólidos e de Fiscalização.
A capacitação foi ministrada por Odilon Amado, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).
O MTR é uma ferramenta que reúne informações sobre a geração, a destinação e a disposição final dos resíduos sólidos gerados no âmbito do nosso estado, permitindo à Semad que faça o rastreamento e o acompanhamento de todo o ciclo do resíduo.
No dia 17 de maio de 2024, a titular da Semad, secretária Andréa Vulcanis, recebeu o presidente da Abrema, Pedro Maranhão, para assinar um Acordo de Cooperação Técnica para implementação do MTR em Goiás.
A superintendente da Semad, Kaoara Batista, explicou que, com os dados disponibilizados pelo MTR, é possível ter um inventário de todos os resíduos que são gerados e um controle melhor da destinação final ambientalmente adequada. “Com a plataforma, conseguimos também fiscalizar os geradores que estão dispondo inadequadamente seus resíduos”, disse.
Kaoara acrescentou que o sistema também será um aliado importante na educação ambiental, ao conscientizar empresas e a população sobre a importância do descarte adequado. “O MTR é mais uma ferramenta que chega para fortalecer a gestão ambiental no estado de Goiás”.