Semad e Abrema capacitam empresas para usar sistema de monitoramento de resíduos sólidos

Colaboradores de 11 empresas selecionadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) passaram por capacitação para conhecer a estrutura e as funcionalidades do Sistema de Manifesto de Transporte de Resíduos no Estado de Goiás (MTR–GO). Intuito é garantir a efetividade de atividades feitas no período de testes.

A capacitação foi ministrada por Odilon Amado, da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), na segunda-feira (17), em Goiânia. “Nós enxergamos a adoção dessa ferramenta em Goiás com bastante otimismo, porque ela tem se mostrado muito eficaz e eficiente aos órgãos ambientais estaduais no sentido de otimizar e agilizar processos de fiscalização e licenciamento dos resíduos”, afirma Amado.

O MTR é uma plataforma que reúne informações sobre a geração, o transporte, a destinação e a disposição final dos resíduos sólidos gerados no âmbito do Estado, e que permite à Semad fazer o rastreamento e o acompanhamento de todo o ciclo do resíduo.

Segundo a titular da Gerência de Instrumentos e Apoio à Política de Resíduos da Semad, Andreia Alves, as empresas foram selecionadas para integrar a fase de testes do sistema. Entre o período de 30 a 45 dias, os colaboradores destas companhias farão uso da plataforma e, ao fim do prazo, vão enviar à Semad um feedback sobre as funcionalidades.

Entre as empresas selecionadas estavam: Ecoblending Ambiental, InterCement Brasil S. A, BRF S. A., Gyn Resíduos Ambiental, Cargill, Química Amparo Ypê, GRI Brasília, Resíduo Zero Ambiental, Limpmil Resíduos, São Salvador Alimentos e Caoa Montadora de Veículos.

O processo de seleção das empresas para a fase de testes se deu em duas etapas, de acordo com a gerente. Primeiro, foram identificados dois empreendimentos para destinação de resíduos, sendo um aterro sanitário licenciado e um para tratamento de coprocessamento. Depois, foram escolhidas empresas que destinam resíduos para estes empreendimentos.

“Nossa intenção é verificar o ciclo completo do gerenciamento de resíduos, atestando a conformidade da destinação adequada destes resíduos”, explica Alves.

Colaboradora da InterCement Brasil, Gizele Lourenço, considera que a capacitação é importante para que todo o ciclo dos resíduos seja registrado da maneira correta, respeitando as normas legais. “Para nós é muito importante. Nos sentimos muito agradecidos pela oportunidade de participar da implantação desse sistema”, diz a servidora.

A implementação completa do MTR em todo território goiano está prevista para a primeira semana de maio de 2025.

Abrema

A Abrema é uma entidade que atua na promoção do gerenciamento adequado de resíduos sólidos e na defesa do meio ambiente no Brasil. A associação desempenha um papel importante na articulação entre o setor privado, o governo e a sociedade civil, atuando como um facilitador na implementação de práticas de gestão de resíduos que sejam ambientalmente corretas e economicamente viáveis.

A associação tem abrangência nacional e internacional, e é reconhecida pelo compromisso com a sustentabilidade ambiental e a eficiência operacional. “O objetivo da nova associação é conscientizar a sociedade sobre a importância de reduzir os danos causados ao meio ambiente e combater as mudanças climáticas que ameaçam a civilização humana”, afirmou o presidente da Abrema, Pedro Maranhão.

Saiba mais sobre o MTR

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo