Secretária Andréa Vulcanis participa de inauguração de usina de reciclagem, em Catalão
A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) do Governo de Goiás, Andréa Vulcanis, participa, nesta quarta-feira (23/10), de inauguração da Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos com Separação de Biomassa, em Catalão, a 256 km de Goiânia. A convite do prefeito Adib Elias, a solenidade acontece a partir das 9h, no aterro sanitário.
Trata-se da primeira usina no Brasil construída por poder público municipal. Os investimentos somam R$ 2,5 milhões, oriundos de recursos próprios do município. Das 4.500 toneladas de resíduos de construção civil que chegam ao local em média por mês, praticamente 90% têm capacidade de aproveitamento.
As projeções da Prefeitura de Catalão são de que o município passe a economizar cerca de R$ 1 milhão por mês em gastos com energia elétrica.
Com a iniciativa, a Prefeitura de Catalão dá um passo a mais rumo à sustentabilidade. Com a obra, a cidade será referência em transformar restos de construção civil em energia elétrica.
De acordo com a prefeitura, a operação da usina será “simples e eficiente”. O material passará por um sistema de triagem e separação da biomassa com reaproveitamento de resíduos que serão transformados em cascalho, brita 1, brita 2, areia e pedrisco, além de energia limpa.
Com a usina em funcionamento, além de resolver o problema da falta de espaço dentro do aterro sanitário, os produtos que forem gerados a partir dos resíduos serão transformados em material de construção civil, como, por exemplo, tijolos. (Com informações da Secom/Prefeitura de Catalão)