Presidente da ANA aponta Goiás como protagonista na resolução de conflitos por uso de água na bacia do São Marcos
Veronica Sánchez participou da cerimônia do Dia Nacional da Agricultura Irrigada, realizado nesta quinta-feira (15/06), em Brasília; secretária Andréa Vulcanis participou do evento
Em evento alusivo ao Dia Nacional da Agricultura Irrigada, realizado nesta quinta-feira (15/06) em Brasília, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Veronica Sánchez, apontou Goiás como protagonista na resolução de conflitos por uso de água na bacia do São Marcos.
“A parceria entre o Governo de Goiás e a ANA tem ajudado a trazer mais esclarecimento para os usuários de água na região, com um avanço da regularização e redução dos conflitos”, disse Sánchez.
A bacia do Rio São Marcos abrange porções dos territórios de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Os conflitos para o uso de água da bacia já existem há pelo menos 20 anos, em razão da forte demanda para produção de energia hidrelétrica e para irrigação da agricultura. Semad e ANA trabalham juntos para encontrar uma solução definitiva para esse conflito, o que deve ocorrer em breve.
Sánchez discursou na abertura do evento, organizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e apresentou também detalhes sobre o aplicativo Águas Brasil, destinado a esclarecer leis e a tratar da realidade sobre o uso de água no País. “A Semad tem avançado, assim como a ANA, na digitalização de processos (de outorga) e agora são nossos parceiros na elaboração do aplicativo Águas Brasil, que será disponibilizado para todos os Estados”, afirmou Sánchez.
A secretária Andréa Vulcanis, titular da Semad, destacou a importância da regulamentação de outorgas para garantir a produção, mas sob a devida fiscalização do Estado. “É plenamente possível e necessário que aliemos produção sustentável, desenvolvimento, ao meio ambiente. Isso também passa pela modernização da emissão de outorgas, trabalho que temos feito na Semad para garantir acesso transparente às águas de Goiás”, disse a secretária.
Dia Nacional da Agricultura Irrigada
O evento para celebração do Dia Nacional da Agricultura Irrigada foi realizado na sede do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, em Brasília. Além da presença do ministro Waldez Goés e da diretora-presidente da Ana, diversas outras autoridades do País que discutem o abastecimento hídrico da agricultura participaram.
O evento contou com palestras com especialistas em agricultura Irrigada. Os três palestrantes da manhã foram Lineu Neiva Rodrigues, especialista em recursos hídricos da Embrapa; Luiz Barcelos, presidente da Rede Nacional de Irrigantes; e Guilherme Coelho, presidente da Associação Brasileira dos Produtos Exportadores de Frutas e Derivados. Ainda na cerimônia, o ministro Góes assinou uma portaria de criação do Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso, para beneficiar produtores na região.
Foto: Semad