Prêmio Goiás Sustentável 2024: veja quem são os finalistas
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) anunciou, nesta quarta-feira (15/05), a relação de finalistas do prêmio Goiás Sustentável 2024.
O prêmio visa reconhecer e divulgar práticas relevantes relacionadas à sustentabilidade, iniciadas ou desenvolvidas a partir de 2019, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população goiana.
O Goiás Sustentável 2024 divide-se em dez categorias: Inovação; Ciências e Educação; Sociobiodiversidade; Atividade Rural; Atividade Empresarial; Políticas Públicas, Instituição Pública; Terceiro Setor; Imprensa; Estudante e Ações pelo Clima.
Os três finalistas de cada categoria receberão um certificado que atestará a participação na etapa final da disputa.
A premiação acontece no dia 5 de junho, durante a Programação da Semana do Meio Ambiente, às 9 horas, no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Durante a solenidade de premiação será feito o anúncio do vencedor de cada categoria e a entrega dos troféus.
Para os vencedores e finalistas, serão concedidos os direitos de uso dos “Selo Prêmio Goiás Sustentável: Finalista”, “Selo Prêmio Goiás Sustentável: Vencedor” e do Selo Prêmio Goiás Sustentável: Vencedor Geral”.
SEGUE A RELAÇÃO DOS FINALISTAS:
- Projeto “Biodegradação de pesticidas utilizando fungos: estratégia para mitigação de danos ambientais” de responsabilidade de Carlos Filipe Camilo Cotrim.
- Projeto “Colchas de Retalhos” do Clube de Costura, de responsabilidade de Rogelia Pinheiro.
- Projeto “Moeda do Bem” do Departamento de Endemias do Fundo Municipal de Saúde de Caldas Novas/GO, de responsabilidade de Marla Marques dos Santos.
- Projeto “Reciclando Sonhos” da Cooperativa de Trabalho, Produção e Reciclagem de Itapuranga – COOPERXIXÁ, de responsabilidade de Juliana Moreira Rodrigues.
- Projeto “Eletromobilidade nas rodovias BRs 060/GO e 153/GO” da Triunfo Concebra, de responsabilidade de Taíssa Carolina Mendonça Machado.
- Projeto “Enfrentamento a Incêndios no Município de Rio Verde” da Prefeitura Municipal de Rio Verde/GO, de responsabilidade de Rhafael Pereira Barros.
- Projeto “Incubacoop Catadores” da Secretaria de Estado da Retomada, de responsabilidade de Rafael Sôffa Rézio.
- Projeto “Jogo de Tabuleiro Navegando pelas Águas do Rio Paranaíba” da Abha Gestão de Águas – Associação Multissetorial de Usuários de Recursos Hídricos de Bacias Hidrográficas, de responsabilidade de Nara Nubia Santos.
- Projeto “Compliance Agropecuário e Ambiental Sustentável da Propriedade Rural” da Platec Planejamento Técnico Agropecuário Ltda., de responsabilidade de Luiz Fernandes de Araújo Júnior.
- Projeto “Vivá” da Vivá Soluções Ambiental, de responsabilidade de André Figueiredo de Araújo.
- Projeto “Reclique – Gestão de descarte de resíduos” da Hypera Pharma, de responsabilidade de Leandro Gomes Cardoso.
- Projeto “Viva o Cerrado vivo” do Sítio Boca do Mato, de responsabilidade de Iasminy de Paula Berquó.
- Projeto “Mamíferos não voadores do Brasil central: contribuições para história natural e coleções científicas” de responsabilidade de Wellington Hannibal.
- Projeto “Implantação de Saneamento Rural – instalação de 61 fossas sépticas no Assentamento Vitória, Cristalina-GO” do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, de responsabilidade de João Ricardo Raiser.
- Instituto Espinhaço, pelo trabalho desenvolvido no projeto “Programa Juntos Pelo Araguaia”, de responsabilidade de Maiara Francielle de Melo Ribeiro Soares.
- Projeto “Plataforma para produção e aplicações de hidrogênio renovável para descarbonização da matriz energética nacional” de Furnas Centrais Elétricas S/A, de responsabilidade de Victor Hugo Goes Ricco.
- Projeto “Programa Municipal de Redução de Queimadas – CONTRAFOGO” da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Uruaçu/GO, de responsabilidade de Rogério Augusto Pacheco.
- Projeto “Tampa Fome” de responsabilidade de Phillipe Francisco Marques Azeredo e Oliveira.
- Projeto “Ações Climáticas” da Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S/A, de responsabilidade de Izabella Caldeira Landim.
- Projeto “Estilo de vida sustentável” de responsabilidade de Márcio Freire.
- Projeto “Cerrado alimentar” de responsabilidade de Vinícius Santana Rossignoli.
- Instituto ÉcomAmor, pelo trabalho desenvolvido no Projeto “Semeando Futuros” de responsabilidade de Bárbara Lopes Moraes.
- Projeto “Adequação à Resolução CONAMA 498/2020 e uso do biossólido produzido na ETE Dr. Hélio Seixo de Britto para fins agrícolas” da Saneamento de Goiás S/A (Saneago), de responsabilidade de Theyssa Fernanda Barbosa Borges.
- Serviço Social do Comércio — SESC, pelo trabalho desenvolvido no projeto “Ecos Programa de Sustentabilidade”, de responsabilidade de Ronaldo de Oliveira Dorta.
- Projeto “Coletivo das Mulheres da Sociobiodiversidade – Guardiã dos Saberes Tradicionais”, de responsabilidade de Wesley Júnio de Andrade.