Ouvidoria Setorial da Semad bate recorde de manifestações no 1º semestre de 2025
A Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou os dados do primeiro semestre de 2025 e os números impressionam: foram registradas 1.111 manifestações, refletindo o fortalecimento do diálogo entre o cidadão e a administração pública.
Com um tempo médio de resposta de 3,6 dias e índice de resolução de 66%, o ouvidor setorial Henrique César da Rocha Stabile diz que o departamento “reafirma seu papel como ponte eficaz entre a população e a gestão ambiental. Além disso, o alto índice de satisfação dos usuários, com nota média de 8.9, revela o reconhecimento da sociedade quanto à importância desse canal de escuta e ação”.


As manifestações recebidas abrangem desde denúncias ambientais até reclamações, sugestões e elogios, com destaque para as seguintes categorias:
Degradação ambiental – 295 manifestações;
Licenciamentos e autorizações – 395 manifestações;
Poluição – 119 manifestações;
Uso Indevido de recursos hídricos – 52 manifestações;
Manifestações repetidas – 7 manifestações;
Falta de dados – 16 manifestações;
Cativeiro irregular de animais – 38 manifestações
Elogios – 23 manifestações;
Uso indevido do solo – 20 manifestações.
Esses dados mostram que a população está atenta e engajada na defesa do meio ambiente, reconhecendo a Ouvidoria como um canal confiável e acessível para realizar as denúncias, elogios e reclamações para a melhorar a eficiência das ações da Semad.
Em 2025 a Ouvidoria da Semad alcançou a categoria Diamante no 1º Prêmio de Ouvidoria Pública do Poder Executivo do Estado de Goiás, premiação que reconhece as boas práticas e a transparência da unidade.

A Ouvidoria da Semad está sempre pronta para ouvir e agir. Seja para registrar uma denúncia, sugerir melhorias, pedir informações ou elogiar boas práticas, os canais de atendimento estão abertos e acessíveis a todos:
WhatsApp: (62) 9 9661-0250
Telefone: 0800 100 4321
E-mail: ouvidoria.meioambiente@goias.gov.br
Participe. Opine. Fiscalize. Denuncie. Elogie. Reclame. A Ouvidoria da Semad é sua voz por um meio ambiente mais protegido e uma gestão pública mais eficiente. Queremos te ouvir para melhorar e aperfeiçoar nossas ações.


