Operação da Semad fecha trilhas irregulares e área invadida em parques estaduais
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou operação nos parques estaduais do João Leite (PEJoL) e Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) para fechar trilhas irregulares e qualquer tipo de atividade ilegal dentro das unidades de conservação. Fiscais da superintendência de Unidades de Conservação e Regularização Ambiental encontraram uma área invadida no interior do PEJoL, onde eram realizadas atividades ilícitas e de despejo de lixo.
A estrutura montada pelos invasores, com flagrante degradação da vegetação, foi destruída e a Semad ainda investiga os responsáveis pela irregularidade. Segundo a secretária Andréa Vulcanis, a intenção da pasta é intensificar as rondas nos parques como forma de manutenção da integridade das áreas protegidas.
“Devemos proteger as nossas unidades de conservação de qualquer atividade humana não autorizada”, afirma a secretária. “Trilhas irregulares, acampamentos ilegais e invasões podem atrapalhar no livre trânsito de animais, nas áreas de reprodução, poluir de forma grave e também ocasionar incêndios pela falta de cuidado e preparo de quem se apropria destes locais”, alerta a titular da Semad.