Mesmo com estiagem severa, Semad termina 2024 com avanços na gestão de recursos hídricos

Semad participou de Comissão de Meio Ambiente na Alego para apresentar resultados

Durante a Comissão de Meio Ambiente realizada em 11 de dezembro na Assembleia Legislativa de Goiás, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apresentou resultados positivos alcançados pela gestão de recursos hídricos. A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, deputada Rosângela Rezende.

O superintendente de Recursos Hídricos e Informações Ambientais da Semad, Alberonaldo Lima Alves, afirmou que mesmo diante de uma das maiores estiagens da história recente de Goiás, a Semad finaliza o ano de 2024 tendo evitado o desabastecimento em regiões críticas, como na capital, e fortalecendo a estrutura de monitoramento, fiscalização e transparência na gestão da água.

Entre os avanços obtidos pela gestão de recursos hídricos estão a expansão e modernização da rede hidrometeorológica, financiada com 70% de recursos estaduais e 30% federais, e a aquisição de equipamentos de última geração para medição de vazão.

A estiagem severa enfrentada em 2024 mobilizou um grupo técnico que atuou em quatro frentes: monitoramento hidrológico, comunicação, fiscalização e operação de reservatórios. A força-tarefa percorreu 14 cidades e fiscalizou mais de 80 pontos de captação de água, garantindo o uso consciente e o cumprimento das condicionantes de outorga.

“Vivemos em 2024 uma das maiores estiagens da história de Goiás. A Semad estruturou internamente um grupo técnico de acompanhamento focado em quatro áreas. Só no Meia Ponte, 11 municípios foram visitados pelas equipes de fiscalização da Semad. Foram um total de 16 equipes, 32 servidores, 16 veículos e 11 municípios visitados”, afirmou o superintendente.

Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - 11/12/2024

Também foi realizada a capacitação técnica para uso de tecnologias avançadas e programas educativos, incluindo o projeto “Jovens Cientistas Ambientais”, que sensibilizou mais de 200 estudantes sobre a preservação da água e do meio ambiente, em parceria com a Semad, Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e Saneago.

Outros destaques incluem o lançamento de um sistema online que reúne informações sobre os recursos hídricos do estado, e a eliminação do passivo de análise de outorgas de águas subterrâneas, que caiu de dois anos para menos de um mês. O estado também passou a conhecer, com base em estudos próprios, toda a sua disponibilidade hídrica — superficial e subterrânea.

Futuro

Para 2025, a Semad se prepara para novas entregas. A principal delas será o lançamento do novo sistema de outorgas, inspirado no sistema Ipê, que já reduziu em 95% o tempo de análise de licenças ambientais. Também está prevista a instalação de 39 novas estações hidrometeorológicas, a revisão das metas do Plano Estadual de Recursos Hídricos e a divulgação semanal da qualidade da água em balneários turísticos.

Além disso, Goiás avança na implementação da cobrança pelo uso da água, com arrecadação vinculada exclusivamente à gestão hídrica e planejamento participativo com os comitês de bacia.

“O estado está preparado para enfrentar os desafios climáticos e garantir água em quantidade e qualidade para todos. Seguimos com um trabalho pautado na seriedade, transparência e responsabilidade”, destacou o superintendente.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo