Governo de Goiás finaliza ciclo de exercícios simulados de combate a incêndios nos parques estaduais

O Governo de Goiás realiza ciclo de exercícios simulados de combate a focos de incêndios. O treinamento teve início no último dia 10 de junho e foi feito em unidades de conservação ambiental do Estado, com a presença da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Corpo de Bombeiros, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), brigadas voluntárias e proprietários rurais das regiões vizinhas aos parques. Nesta sexta-feira (19/06) as ações tiveram como cenário o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp).

Foram realizadas simulações nos parques Serra de Caldas Novas, Pirineus, Terra Ronca, Altamiro de Moura Pacheco, Serra de Jaraguá, Paraúna, Araguaia, Serra Dourada, João Leite e na Estação Ecológica Chapada de Nova Roma. Ainda estão marcados novos simulados em Paraúna e Serra Dourada. 

Ao todo, nove incêndios simulados envolveram 186 pessoas e 64 viaturas, com a utilização de maquinário e equipamentos como drones, sopradores, roçadeiras, entre outros. A secretária Andréa Vulcanis afirma que o planejamento feito pela Semad para o período de seca, quando os incêndios aumentam significativamente, é fruto de esforços conjuntos. 

“Intensificamos o plano de combate aos incêndios com empenhos de mais de R$ 3,3 milhões em ações que garantam pronto apoio aos parques e áreas de proteção ambiental”, afirma. 
“Em 2020, inovamos na contratação de brigadas civis e a divisão dos parques em polos de proteção, com duas ou três unidades em cada, o que facilitará a resposta aos chamados”, explica a secretária.

Dentro das unidades de conservação já estão sendo realizados trabalhos de manutenção de aceiros e estradas vicinais, utilizados como mecanismos de prevenção e combate a incêndios. Também está previsto o fornecimento de refeições para os combatentes durantes as operações.

Saiba mais sobre o planejamento feito pela Semad AQUI.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo