Fiscais da Semad multam e interditam área de desmatamento ilegal na zona rural de Morrinhos
Secretária Andréa Vulcanis afirmou recentemente que “a tolerância contra o crime ambiental é zero em Goiás e o governador Ronaldo Caiado tem sido claro nesta missão
Uma área de cerca de 3,46 hectares na zona rural do município de Morrinhos foi embargada na última semana por fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) pela prática de desmatamento ilegal. Além da interdição da área e paralisação imediata das atividades de degradação do Meio Ambiente, uma multa no valor de R$ 4 mil foi imposta aos responsáveis.
Os agentes das gerências de Fiscalização e de Monitoramento Ambiental, da Semad, afirmam que no local havia indícios de que a prática criminosa seria muito maior, caso não fosse cessada. Eles relatam que a quantidade de combustível encontrada e que seria utilizada para abastecer o maquinário, por exemplo, indica que os operadores desmatariam uma área muito mais extensa.
Além de confecção do auto de infração e a aplicação de multa, os fiscais contam que dois tratores de esteira foram apreendidos. Eles contam que a apreensão dos equipamentos e maquinários é importante para que os responsáveis pelos crimes ambientais não deem sequência à degradação no local.
Sobre esse tipo de crime, a secretária Andréa Vulcanis afirmou recentemente que “a tolerância contra o crime ambiental é zero em Goiás e o governador Ronaldo Caiado tem sido claro nesta missão”. Ela disse que a Semad age em duas vertentes: fiscalização e aperfeiçoamento dos instrumentos de gestão ambiental, como o licenciamento e as outorgas.