Acidente com fertilizantes em Itumbiara: Semad conclui análise em córrego contaminado
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) concluiu, no fim da tarde da última terça-feira (22), a análise de amostras de água do Córrego das Pombas, que foi contaminado pelo carregamento de fertilizantes oriundo de um caminhão que se acidentou na avenida Afonso Pena, em Itumbiara. A coleta foi feita em 18 de julho, dois dias após o derramamento.
A análise encontrou elevado índice de Fósforo em um ponto do córrego imediatamente depois do acidente: 11,7 mg/L, e no ponto logo antes do seu desaguamento no Rio Paranaíba: 34 mg/L, ao passo que o padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) para corpos hídricos de classe 2, como é o caso, é de 0,1 mg/L.
A Semad também colheu amostras do córrego antes do acidente e no rio Paranaíba, após o seu desaguamento. Em ambas, o nível de Fósforo ficou dentro dos padrões do Conama.
O Fósforo é um nutriente que, em excesso, pode resultar no crescimento desordenado de algas, reduzir a oxigenação da água e provocar a mortandande de peixes. Também pode provocar o crescimento de algas azuis capazes de liberar toxinas prejudiciais ao ser humano.
A Semad encaminhou os resultados para a Agência Municipal de Meio Ambiente de Itumbiara (Ammai), que está à frente da investigação em torno do episódio.



