Semad lança edital para eleição de membros do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas
Instituições da sociedade civil têm até 7 de fevereiro para se inscrever e disputar três vagas na Plenária do colegiado
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou edital que convoca instituições da sociedade civil para participar da eleição de novos membros da Plenária do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustável (FGMCDS), com mandato complementar ao biênio 2024–2026, pelo período de um ano. O edital está disponível para download ao final do texto.
As instituições interessadas devem encaminhar ofício manifestando formalmente o interesse em participar do processo, acompanhado da documentação exigida no edital, como CNPJ, estatuto, ata de eleição da diretoria e documentos do representante legal. O envio deve ser feito até 7 de fevereiro.
Caso o número de candidaturas seja superior ao total de vagas, a escolha será realizada em reunião presencial. O resultado da eleição será divulgado no site da Semad e no Diário Oficial do Estado de Goiás.
A gerente de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos da Semad, Natalia Brito, destaca que a participação no Fórum é de relevante interesse público e ocorre de forma voluntária, sem previsão de remuneração. Segundo ela, as atribuições dos membros também podem ser verificadas no Regimento Interno do colegiado.
Confira documento sobre o fórum e as atribuições dos membros: https://drive.google.com/file/d/1g6NumxALYKWio6ngde-yg-navZMcv5I0/view?usp=sharing
Espaço estratégico
A iniciativa ocorre no contexto de consolidação do Fórum como espaço estratégico de governança climática em Goiás. Reativado em 2024, o colegiado reúne representantes do poder público, setor produtivo, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais para dialogar, propor soluções e acompanhar políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas no Estado.
Atualmente, a Plenária do Fórum é composta por 36 membros titulares e suplentes, distribuídos de forma paritária entre poder público e sociedade civil. O novo edital abre três vagas destinadas a entidades representativas de comunidades tradicionais quilombolas, povos indígenas do Estado de Goiás e cooperativas ou associações de extrativistas.
Ao longo do último ano, o Fórum estruturou Câmaras Técnicas de Mitigação, Adaptação e Transição Verde, criou grupos de trabalho temáticos e ampliou o debate sobre temas como mercado de carbono, agricultura de baixo carbono, manejo integrado do fogo, resiliência climática e transição econômica sustentável.
As discussões também passaram a dialogar com agendas estratégicas do Estado, como a Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050, o Programa Goiás Resiliente, o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA), o Plano ABC+ e o Sistema Estadual de REDD+.
Foto: Semad
Legenda: Edital convoca instituições da sociedade civil para participar da eleição de novos membros do Fórum Goiano de Mudanças Climáticas
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás


