Goiás leva projeto de revitalização do Araguaia ao Mato Grosso
A secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) esteve nessa quinta-feira, 18/04, no município de Barra do Garças (MT). Acompanhada de uma equipe da Semad, Vulcanis se reuniu com a secretária do Meio Ambiente do Mato Grosso, Mauren Lazzarreti. O objetivo da visita à cidade foi levar o proposta do Governo de Goiás de unir esforços pela revitalização do Rio Araguaia.
Importante rio brasileiro, o Araguaia faz parte da bacia Araguaia-Tocantins e divide os estados de Goiás e Mato Grosso. Como explica a secretária Andréa Vulcanis, o rio encontra-se num estado de doença que pode levá-lo à morte. Para evitar que isso aconteça, o Governo de Goiás, sob a gestão de Ronaldo Caiado, vem buscando o engajamento dos estados vizinhos para recuperar o rio.
Com a apresentação para o Governo do Mato Grosso, a Semad dá o segundo passo no projeto, que será lançado em breve.
Para a secretária Mauren Lazzaretti, a reunião com a secretária Andréa Vulcanis oportunizou a integração entre as secretarias dos dois estados. Segundo ela, o objetivo agora é construir e executar conjuntamente esse projeto. Goiás e Mato Grosso preparam ações com foco na recuperação das áreas da cabeceira para, com isso, manter a vida do Rio Araguaia.
Também na programação do dia, representantes do Instituto Espinhaço apresentaram proposta de revitalização da bacia em larga escala pela mobilização social integrada com ações de restauração e recuperação ambiental. O Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental – é uma OSC sem fins lucrativos, referência brasileira em restauração florestal em larga escala, que atua na construção de soluções inovadoras para a humanidade e o planeta, conectando iniciativas globais com ações locais.