Trabalhos Científicos
A Lei Estadual nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis do Estado de Goiás, das autarquias e fundações públicas estaduais, e dá outras providências, em especial ao Art. 41, inciso I, alínea “a”, confere o direito aos servidores a licença para realização de capacitação. A Agrodefesa, no cumprimento desta lei, vem propiciando aos seus servidores a oportunidade de desenvolver suas capacidades cognitivas, produzindo ciência e tecnologia ligadas à área de defesa vegetal.
O processo de capacitação é uma ferramenta de extrema relevância para a melhoria do serviço prestado pelo servidor público à sociedade, podendo ser realizado por meio de cursos de curta duração ou mesmo na participação em programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Na conclusão de pós-graduações lato sensu e stricto sensu são normalmente gerados resultados, os quais podem ser apresentados por meio de teses, dissertações (stricto sensu) e trabalhos de conclusão de curso (lato sensu). Da mesma maneira, durante a participação dos servidores em eventos, tais como congressos, conferências e seminários, são apresentados resumos, relatos de caso, dentre outros, de forma a a ser divulgada a experiência dos Fiscais Estaduais Agropecuários e Agentes de Fiscalização Agropecuária quanto à atividades na área de defesa sanitária vegetal.
Além disso, a Agência também possui um rico acervo no banco de dados resultantes das atividades de defesa agropecuária, sendo, periodicamente, fornecidos conforme demanda ao público externo interessado, em atendimento à Lei de Acesso à Informação. Frente ao exposto, o conteúdo disponibilizado abaixo visa a divulgação desses resultados, de forma a contribuir com o uso das informações para a melhoria dos processos internos da AGRODEFESA e de defesa agropecuária, mas principalmente, prestar contas e dar publicidade à sociedade das ações realizadas em benefício da defesa sanitária vegetal no Estado de Goiás.