Faça aqui – Notificação de Suspeita de Doenças

A Emergência Sanitária constitui um conjunto de ações sanitárias necessárias, para impedir a disseminação e erradicar um foco de uma enfermidade, no tempo mais curto possível e com um menor custo para o país. Essas ações deverão ser executadas por um grupo de profissionais devidamente capacitados em emergência sanitária.

As Emergências Veterinárias provocadas por agentes infecciosos altamente contagiosos são reconhecidos como desastres naturais e estão incorporados no Plano Nacional de Desastres. Esse reconhecimento fundamenta-se no potencial de propagação epidêmica dos agentes infecciosos com capacidade para produzir graves consequências sanitárias, sociais e econômicas, podendo comprometer o comércio nacional e internacional, a segurança alimentar ou a saúde pública.

1. Doenças de Notificação Obrigatória pela OIE

São doenças de notificação obrigatória as exóticas e as que ameaçam a economia do país, a saúde pública e o meio ambiente. O médico veterinário, proprietário ou qualquer outro cidadão que tenha conhecimento ou suspeita da ocorrência das doenças de notificação obrigatória deverão notificar IMEDIATAMENTE o serviço veterinário oficial.

Página da Organização Mundial de Saúde Animal: https://www.woah.org/es/que-hacemos/sanidad-y-bienestar-animal/enfermedades-animales/

Mais informações: https://www.agrodefesa.go.gov.br/defesa-sanitaria-animal/emerg%C3%AAncia-sanit%C3%A1ria.html

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo