A Agência

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) foi criada por meio da Lei nº 14.645/03 e funciona atualmente como parte da administração indireta do Estado de Goiás, jurisdicionada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conforme art. 51, inciso IV e art. 52, inciso VII, alínea b da Lei 21.792/2023 e regulamentada pelo Decreto 10.320/2023, sendo uma autarquia com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A Agrodefesa é o órgão responsável pelo controle da sanidade animal e vegetal do Estado de Goiás, objetivando a produção de alimentos saudáveis e contribuindo para otimizar o comércio de produtos agropecuários tanto para o mercado interno quanto para a exportação, tendo como:

Missão: executar defesa agropecuária no Estado de Goiás, objetivando a oferta de alimento seguro e o desenvolvimento do agronegócio.

Visão: difundir a importância da defesa agropecuária e contribuir com a sustentabilidade sanitária, ambiental e econômica do agronegócio em prol da sociedade goiana.

Valores: transparência, ética, inovação, razoabilidade, gestão de risco e responsabilidade.

Saiba mais sobre a história da Agrodefesa

Competências da AGRODEFESA

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária – AGRODEFESA, integrante da administração indireta do Poder Executivo do Estado de Goiás, criada pela Lei nº 14.645, de 30 de dezembro de 2003, é uma Entidade autárquica estadual, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, jurisdicionada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, nos termos do art. 51, inciso IV e art. 52, inciso VII, alínea b da Lei 21.792/2023 de 16 de fevereiro de 2023

Compete à AGRODEFESA, nos termos da Lei 21.792/2023 de 16 de fevereiro de 2023

I – a execução da política estadual das sanidades animal e vegetal;

II – o exercício do poder de polícia sobre as atividades agrícola e pecuária, incluída a indústria, bem como sobre os serviços relacionados com produtores de origem animal e vegetal e seus derivados; e

III -a promoção de atividades de certificação de produtos de origem animal.
 

Links

Lei 14.645/2003

Lei 21.792/2023

Decreto 10.320/2023

 

Perfil do Presidente

José Ricardo Caixeta Ramos

José Ricardo é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Gestão do Agronegócio e em Bovinocultura Leiteira, ambas pela Rehagro/Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba). Produtor rural, trabalhou como médico veterinário em empresas da área e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), além de ter participação ativa em atividades classistas do Sindicato Rural de Anápolis. 

Canais de Atendimento

Saiba mais informações sobre telefones, endereços e horários de atendimentos das unidades de atendimento ao público:

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo