Vigilância Socioassistencial

O que é a Vigilância Socioassistencial?
A Vigilância Socioassistencial é uma função da política de Assistência Social voltada para a produção, sistematização e análise de informações sobre as características e demandas da população em situação de vulnerabilidade social. Sendo uma função estratégica, é recomendável que seja formalizada como uma área específica, com profissionais qualificados e estrutura adequada para o desenvolvimento de suas atribuições.

Qual o objetivo da Vigilância Socioassistencial?
O objetivo é apoiar a tomada de decisões, o planejamento e a realização de serviços, programas e benefícios assistenciais, com base em dados que permitam identificar riscos sociais, como pobreza, violência, exclusão e violações de direitos. Ela também monitora a oferta e qualidade dos serviços prestados, garantindo que as ações sejam eficazes e atinjam quem mais necessita.

A qual órgão/setor a Vigilância Sociossistencial deve estar vinculada?
A área de Vigilância Socioassistencial deve estar vinculada à Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), especificamente nas Secretarias de Assistência Social nos níveis municipal, estadual e federal. Isso garante que as informações coletadas e analisadas sejam diretamente utilizadas para o planejamento, monitoramento e avaliação da política pública de Assistência Social.

Quais profissionais devem compor a equipe da Vigilância Socioassistencial?
A equipe da Vigilância Socioassistencial deve ser composta por profissionais com formação e qualificação nas diversas áreas previstas na Norma Operacional Básica do Suas (NOB-RH/Suas), para garantir uma atuação interdisciplinar e eficiente na coleta, análise e interpretação de dados. Os principais trabalhadores que devem integrar essa equipe são: assistentes sociais, psicólogos, sociólogos e cientistas sociais, estatísticos, geógrafos ou especialistas em geoprocessamento e técnicos de informática ou especialistas em sistemas de informação.

Quais passos para implantação e implementação da Vigilância Socioassistencial?

A seguir apresentamos os passos necessários para implantar e implementar essa área:

1. Análise da Legislação

  • Analisar a legislação municipal (a Vigilância Socioassistencial deve estar prevista na lei municipal de assistência social para assegurar sua legitimação e funcionamento adequado)
  • Identificar os artigos que abordam a vigilância e verificar a conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as normas técnicas pertinentes.

2. Planejamento

  • Definir os objetivos da área/setor
  • Criar um plano de trabalho.

3. Estruturação
Contratar e capacitar os profissionais envolvidos.

4. Implementação das Ações

  • Executar o plano de trabalho
  • Realizar o registro e a documentação das atividades realizadas.

  • 5. Avaliação e Ajustes

  • Realizar avaliação contínua das ações.
  • Fazer os ajustes necessários com base no monitoramento.

6. Transparência

  • Fomentar o controle social, garantindo que a comunidade esteja informada e engajada nas políticas sociais
  • Divulgar os resultados obtidos.

Qual recurso utilizado para estruturação e manutenção da Vigilância Socioassistencial e com o que ele pode ser gasto?

Para estruturação e manutenção da área Vigilância Socioassistencial o Secretário Municipal de Assistência Social poderá utilizar o recurso do Índice de Gestão Descentralizada do Suas (IGD-Suas). O recurso pode ser gasto com aquisição de mobiliários, equipamentos de informática, internet e ainda com despesas de custeio, como materiais de expediente, diárias, dentre outras.

Onde buscar dados e informações para a Vigilância Socioassistencial?

Para que as ações de vigilância sejam efetivas, é essencial a coleta e análise de dados precisos e abrangentes. Nesse contexto, é importante destacar diversas fontes de dados que podem ser utilizadas para fortalecer a Vigilância Socioassistencial, abrangendo tanto informações sobre a assistência social quanto dados intersetoriais. Esses dados, provenientes de diferentes sistemas e instituições, contribuem para uma compreensão mais ampla da realidade social e das condições de vida da população atendida. A seguir, apresentamos as principais fontes de dados e informações que podem ser utilizadas para essa finalidade:

  • Censo Suas
  • Sistema de Autorização e Autenticação – SAA e todos os subsistemas a ele integrados como: SuasWeb, Cadastro Nacional do Suas – CadSuas, Registro Mensal de Atendimento – RMA, Sistema de Informação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Sisc, Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social – Cneas, dentre outros.
  • Sistema de Condicionalidades (Sicon)
  • Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único (Cecad)
  • Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
  • Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/DataSUS)
  • Disque 100
  • Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)
  • Relatório de Informações Sociais (RI)
  • Observatório do Cadastro Único
  • Visualizador de Dados de Programas Sociais (Visdata)
  • Mapa de Oportunidades e de Serviços Públicos (Mops)

Mais informações:

Site: goias.gov.br/social/vigilancia-socioassistencial
Telefones: (62) 3270-9637 ou (62) 98306-0164

E-mail: vigilanciasocial.seds@goias.gov.br
Endereço: Seds – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, nº 332, Blocos C, 2º Andar – Centro, Goiânia / GO. CEP: 74003-010

DÚVIDAS FREQUENTES

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Cadastro Nacional do SUAS – CadSUAS

Censo SUAS

Registro Mensal de Atendimento – RMA

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EQUIPE ESTADUAL DA COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

Coordenação: Cristiane Maria Cruvinel Leão e Silva

Equipe Administrativa: 

Aléssio Assis de Oliveira – Técnico em Gestão Pública
Saulo de Tarso Fernandes Lobo – Assistente Operacional Social
Jade Cristina Alves Vilarindo – Auxiliar Administrativo
Nathalia Ribeiro Silva – Estagiária de Psicologia

Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social – GGSUAS
Superintendência de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDS
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS

Contato: 
Telefone: (62) 3270-9637 / (62) 9 8306-0164
E-mail: vigilanciasocial.seds@goias.gov.br

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

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