Programa de Compliance Público

O Programa de Compliance Público (PCP) foi instituído no Poder Executivo do Estado de Goiás pelo Decreto Nº 9.406, de 18 de fevereiro de 2019. Trata-se de um conjunto de procedimentos e estruturas destinados a assegurar a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais. Também busca garantir o alcance dos resultados das políticas públicas e a satisfação dos cidadãos, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos.
Para a implementação do PCP, o Poder Executivo adotou instrumentos de boas práticas, sejam elas técnicas ou gerenciais, baseados nos modelos ISO 31000:2018 (Gestão de Riscos), ISO 37001:2017 (Gestão Antissuborno), ISO 19600 (Sistema de Gestão de Compliance) e ISO 19011:2011 (Diretrizes para Auditoria de Sistemas de Gestão e Controle Interno – Estrutura Integrada – 2013 do Comitê de Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway – COSO). E também, outros instrumentos e normas complementares indicadas pela Controladoria-Geral do Estado, responsável pelas orientações consultivas do Programa.
O Programa de Compliance Público possui 4 Eixos de atuação:
I – estruturação das regras e dos instrumentos referentes aos padrões de ética e de conduta;
II – fomento à transparência;
III – responsabilização;
IV – gestão de riscos.
Comitê Setorial de Compliance Público da Seds
O Comitê tem a finalidade de coordenar, monitorar, acompanhar e auxiliar a implementação dos trabalhos do PCP na Seds, com a seguinte composição:
Secretário de Estado de Desenvolvimento Social;
Chefe de Gabinete;
Chefe da Procuradoria Setorial;
Chefe da Comunicação Setorial;
Chefe da Corregedoria Setorial;
Escritório de Projetos Setorial;
Subsecretário de Governança Institucional;
Subsecretário de Execução de Politica Social;
Superintendente de Gestão Integrada;
Superintendência de Tecnologia e Inovação;
Superintendente de Gestão e Controle de Parcerias, Contratações e Transferência;
Superintendente do Sistema Socioeducativo;
Superintendente da Criança, Adolescente e Juventude;
Superintendente da Mulher;
Superintendente de Desenvolvimento e Assistência Social;
Superintendente dos Direitos Humanos;
Superintendente da Igualdade Racial.
Escritório de Compliance Público – Seds
O Escritório de Compliance Público (EPCP), no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem como objetivo apoiar e operacionalizar as demandas do Comitê Setorial de Compliance da Seds e da Controladoria-Geral do Estado de Goiás, relativas ao Programa de Compliance Público, assim como, consolidar de forma capilarizada as iniciativas de integridade, ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos no âmbito de cada unidade básica e complementar que compõe a pasta.
O Escritório de Compliance desenvolve atividades que incluem, dentre outras: promoção da mudança da cultura organizacional voltadas para a ética e a integridade; ampliação da Política de Gestão de Riscos da Seds, de maneira capilarizada para todas as unidades básicas e complementares da pasta; desenvolvimento de estratégias para inclusão do processo de gerenciamento de riscos nos processos gerenciais, de sustentação e nos processos finalísticos dispostos na Cadeia de Valor Integrada do Estado de Goiás, assim como nos projetos desenvolvidos e executados por cada unidade básica e complementar da Seds.
Escritório de Compliance Público da Seds
Coordenadora: Darlem Cardoso Rosa
Membros: Cristiany Júlia Silva
Humberto Muller Fagundes Peixoto
Gestão de Riscos

Proprietários dos riscos
São considerados proprietários dos riscos, em seus respectivos âmbitos e escopos de atuação, os responsáveis pelos processos de trabalho, projetos, atividades e ações desenvolvidos nos níveis estratégicos, táticos ou operacionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social”.
Os proprietários dos riscos da Seds possuem, como competências: assistir o Comitê Setorial na escolha dos processos de trabalho que devam ter os riscos gerenciados e tratados com prioridade em cada área técnica, considerando a dimensão dos prejuízos que possam causar; assistir o Comitê Setorial na avaliação dos níveis de risco aceitáveis; fornecer informações para análise e tratamento dos riscos que deverão ser priorizados por meio de ações de caráter imediato, a curto, médio ou longo prazos ou de aperfeiçoamento contínuo; estabelecer e implementar as ações de tratamento necessárias, assim como definir o prazo de implementação e avaliação dos resultados obtidos; manter registro formal de todos os atos praticados, para fins de fornecimento de informações, relatórios e evidências das ações e demais providências adotadas para mitigação dos riscos; dentre outras atribuições.
Relatório de Gerenciamento 2024
Relatório de Gerenciamento 2025
O papel da ética pública no compliance: construindo uma cultura de integridade no serviço público
DOCUMENTOS
Metodologia de Avaliação da Transparência Ativa da 7ª Edição do Prêmio Goiás Mais Transparente
Regulamento Da 7ª Edição Do Prêmio Goiás Mais Transparente
Escopo, Contexto e Critérios Gestão de Riscos
Código de Ética do Estado de Goiás
Código de Ética – Seds
Portaria Nº 105/2024 – Institui o Comitê Setorial do Programa de Compliance Público
Apresentando o Compliance Público para os fornecedores
Escritório de Compliance Público da Seds
Contato: (62) 3270-9655
E-mail: chefiagabinete.seds@goias.gov.br
Secretaria de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás


