Gestão do Trabalho e Educação Permanente no Suas
O que é a Gestão do Trabalho ?
É uma área de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que compreende o planejamento, a organização e execução das ações relativas à valorização do trabalhador da assistência social e à estruturação do processo de trabalho institucional, envolvendo os desenhos organizacionais, a educação permanente, desprecarização das condições de trabalho, avaliação de desempenho e adequação dos perfis profissionais às necessidades do Suas.
O que é a Educação Permanente?
A educação permanente no âmbito do Suas visa a formação permanente, a capacitação e a qualificação dos gestores, trabalhadores e conselheiros que atuam na Assistência Social em suas diversas funções profissionais e com base nas diretrizes e normas do Suas.
A perspectiva da Educação Permanente corresponde a um modelo democrático e participativo em que ganha relevância a contribuição dos trabalhadores, instituições de ensino e usuários do Sistema Único de Assistência Social, envolvidos na implementação desta política, na realização de diagnósticos de competências e necessidades de qualificação e no planejamento das ações de formação e capacitação continuada.
Qual é o objetivo da Gestão do Trabalho e Educação Permanente ?
Apoiar, capacitar e qualificar o processo de trabalho realizado pelos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social.
Qual é o público da Gestão do Trabalho e Educação Permanente?
Gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social.
Para que serve a Gestão do Trabalho e Educação Permanente?
Promover ações que possibilitem um trabalho qualificado dos operadores que ofertam os Serviços Socioassistenciais para os usuários em vulnerabilidades social, nas unidades referenciadas: Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Postos de Cadastramento do CadÚnico; Centros de Convivência; Centro POP para população em Situação de Rua; Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, idosos e famílias; Centro Dia; Família acolhedora; Famílias e Indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamento, deslizamentos, alagamentos, dentre outros).
Também para os trabalhadores que estão responsáveis pelos programas: Ações estratégicas do programa de erradicação do trabalho infantil. Além dos Conselheiros de Assistência Social que faz o controle da política de assistência social.
Áreas da Seds para ofertar apoio, capacitação e educação permanente aos trabalhadores do Suas em Goiás
- Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas)
- Gerência da Proteção Social Básica
- Gerência de Proteção Social de Média Complexidade
- Gerência de Proteção Social de Alta Complexidade
- Gerência de Gestão do Fundo Estadual De Assistência Social
- Gerência de Regulação e Gestão de Entidades do Sistema Único de Assistência Social.
Como solicitar apoio técnico e capacitação para os trabalhadores do município?
O secretário (a) municipal de Assistência Social ou o próprio trabalhador das unidades de referência ou programas poderão solicitar apoio técnico ou capacitação por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).
Mais informações:
WhatsApp: (62) 98104-3241
Telefone: (62) 3270-9642
E-mail: coordtrabalho.seds@goias.gov.br
Presencial
Endereço: Seds – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 332, Bloco C, 2° andar – St. Central, Goiânia – GO, CEP: 74083 – 010
Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NEEP/SUAS – GO
O Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NEEP/Suas – GO, criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), é uma instância colegiada responsável pelo planejamento e implementação de ações de formação e capacitação da Educação Permanente do Suas no Estado de Goiás.
Plano Estadual de Capacitação e Educação Permanente do Estado de Goiás 2024-2027
Composição NEEP/SUAS – GO
O NEEP/SUAS é composto por representantes:
- Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Seds/Sdas;
- Conselho Estadual de Assistência Social – Ceas;
- Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas;
- Representante de Instituições de Ensino Superior, preferencialmente, àquelas inscritas na Rede Nacional de Educação Permanente do Suas;
- Gestão Social e Avaliação da Organização da Voluntárias de Goiás – OVG;
- Conselho Regional de Psicologia – CRP/GO;
- Conselho Regional de Serviço Social – Cress/GO.
Portarias NEEP/SUAS – GO
Portaria nº 007/2024 – Instituição do Núcleo
Portaria n° 164/2024 – Altera o Art. 3º da Portaria nº 007/2024
Portaria n° 35/2024 – Regimento Interno NEEP/Suas – GO
Atas das Reuniões – 2024
Calendário
Datas previstas para reuniões do NEEP
Dia 20/09/2024
Dia 22/11/2024
Publicações Estaduais
Política de Assistência Social do Estado de Goiás – LEI Nº 19.017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015
Publicações Nacionais
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás