Gestão do Trabalho e Educação Permanente no Suas

O que é a Gestão do Trabalho ? 

É uma área de gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que compreende o planejamento, a organização e execução das ações relativas à valorização do trabalhador da assistência social e à estruturação do processo de trabalho institucional, envolvendo os desenhos organizacionais, a educação permanente, desprecarização das condições de trabalho, avaliação de desempenho e adequação dos perfis profissionais às necessidades do Suas.  

O que é a Educação Permanente?  

A educação permanente no âmbito do Suas visa a formação permanente, a capacitação e a qualificação dos gestores, trabalhadores e conselheiros que atuam na Assistência Social em suas diversas funções profissionais e com base nas diretrizes e normas do Suas.

A perspectiva da Educação Permanente corresponde a um modelo democrático e participativo em que ganha relevância a contribuição dos trabalhadores, instituições de ensino e usuários do Sistema Único de Assistência Social, envolvidos na implementação desta política, na realização de diagnósticos de competências e necessidades de qualificação e no planejamento das ações de formação e capacitação continuada. 

Qual é o objetivo da  Gestão do Trabalho e Educação Permanente ?  

Apoiar, capacitar e qualificar o processo de trabalho realizado pelos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social.  

Qual é o público da Gestão do Trabalho e Educação Permanente?  

Gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social.    

 Para que serve a Gestão do Trabalho e Educação Permanente?  

Promover ações que possibilitem um trabalho qualificado dos operadores que ofertam os Serviços Socioassistenciais para os usuários em vulnerabilidades social, nas unidades referenciadas: Centro de Referência de Assistência Social (Cras); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Postos de Cadastramento do CadÚnico; Centros de Convivência; Centro POP para população em Situação de Rua; Acolhimento Institucional para crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência, idosos e famílias; Centro Dia; Família acolhedora; Famílias e Indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamento, deslizamentos, alagamentos, dentre outros).  

Também para os trabalhadores que estão responsáveis pelos programas: Ações estratégicas do programa de erradicação do trabalho infantil. Além dos Conselheiros de Assistência Social que faz o controle da política de assistência social.  

Áreas da Seds para ofertar apoio, capacitação e educação permanente aos trabalhadores do Suas em Goiás 

  • Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas)
  • Gerência da Proteção Social Básica
  • Gerência de Proteção Social de Média Complexidade
  • Gerência de Proteção Social de Alta Complexidade
  • Gerência de Gestão do Fundo Estadual De Assistência Social
  • Gerência de Regulação e Gestão de Entidades do Sistema Único de Assistência Social.  

Como solicitar apoio técnico e capacitação para os trabalhadores do município? 

O secretário (a) municipal de Assistência Social ou o próprio trabalhador das unidades de referência ou programas poderão solicitar apoio técnico ou capacitação por meio de ofício encaminhado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). 

Mais informações:

WhatsApp: (62) 98104-3241 

Telefone: (62) 3270-9642 

E-mail: coordtrabalho.seds@goias.gov.br 

Presencial

Endereço: Seds – Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 332, Bloco C, 2° andar – St. Central, Goiânia – GO, CEP: 74083 – 010

Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NEEP/SUAS – GO

O Núcleo Estadual de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social – NEEP/Suas – GO, criado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), é uma instância colegiada responsável pelo planejamento e implementação de ações de formação e capacitação da Educação Permanente do Suas no Estado de Goiás.

Plano Estadual de Capacitação e Educação Permanente do Estado de Goiás 2024-2027

Composição NEEP/SUAS – GO

O NEEP/SUAS é composto por representantes:

  1. Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Seds/Sdas;
  2. Conselho Estadual de Assistência Social – Ceas;
  3. Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – Coegemas;
  4. Representante de Instituições de Ensino Superior, preferencialmente, àquelas inscritas na Rede Nacional de Educação Permanente do Suas;
  5. Gestão Social e Avaliação da Organização da Voluntárias de Goiás – OVG;
  6. Conselho Regional de Psicologia – CRP/GO;
  7. Conselho Regional de Serviço Social – Cress/GO.

Portarias NEEP/SUAS – GO

Portaria nº 007/2024 – Instituição do Núcleo

Portaria n° 164/2024 – Altera o Art. 3º da Portaria nº 007/2024

Portaria n° 35/2024 – Regimento Interno NEEP/Suas – GO

Atas das Reuniões – 2024

Ata da 1ª Reunião

Ata da 2ª Reunião

Ata da 3ª Reunião

Ata da 4º Reunião

Calendário

Datas previstas para reuniões do NEEP

Dia 20/09/2024

Dia 22/11/2024

Publicações Estaduais

Política de Assistência Social do Estado de Goiás – LEI Nº 19.017, DE 22 DE SETEMBRO DE 2015

Portaria 317/2020 – Seds – Instituição da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Suas.

Resolução nº 04/2024, de 16 de julho de 2024 – Pactuação do Plano Estadual de Capacitação e Educação Permanente dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social – Suas do Estado de Goiás (2024/2027).

Publicações Nacionais

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo