Municípios com alto risco de epidemia terão apoio do Gabinete de Combate à Dengue

Gestores da SES e do Corpo de Bombeiros vão atuar nos 84 municípios classificados como de alto risco para transmissão de dengue, zika e chikungunya com o objetivo de minimizar a infestação do Aedes aegypti e evitar as complicações e mortes pelas doenças

Equipes da SES-GO vistoriaram e eliminaram focos do Aedes no prédio da secretaria

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) definiu, nesta quarta-feira (17/01), as primeiras ações a serem realizadas nos 84 municípios goianos classificados como de alto risco para a dengue. Essas ações foram discutidas no Gabinete de Combate à Dengue e outras Arboviroses da SES-GO, durante reunião da qual participaram o secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, o superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Reis Santos Júnior, demais gestores da secretaria e representantes da Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

O superintendente Rasivel Santos acentuou que a SES vai atuar em parceria com os gestores e profissionais dos municípios com o objetivo de evitar as complicações e mortes por arboviroses, em especial a dengue. “O Gabinete de Crise será replicado nos hospitais, nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nas unidades básicas de saúde dos municípios que apresentam um elevado número de casos de dengue”, sublinhou o superintendente.

Rasivel Santos destacou que o Governo de Goiás, por meio da SES e de instituições parceiras, estará presente em todos os municípios que necessitarem de apoio com insumos, como soro, com a organização geral, definição de fluxo e estruturação de processos que para que o paciente com sinais de alerta tenha uma hidratação rápida, vigorosa, que possa evitar complicações e mortes.

Vistoria
A SES-GO, em parceria com o Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, desenvolveu durante a manhã desta quarta-feira uma ampla ação de vistoria e limpeza nos locais vulneráveis à proliferação do Aedes aegypti no complexo da Agência Brasil Central e da própria secretaria. Esta ação é prevista no Decreto Estadual 9.860, de 05 de maio de 2021, que define a responsabilidade de prevenção de focos do Aedes aegypti em cada prédio que abriga órgãos e entidades públicas.

A coordenadora de Vetores da superintendência de Vigilância em Saúde da SES, Maristella dos Santos Sasse, destaca que ao realizar essa ação em caráter de rotina, a secretaria quer dar o exemplo a ser seguido pelos representantes dos demais órgãos e instituições do Estado. A vistoria foi realizada em todo o espaço interno e externo dos do complexo. “As equipes da epidemiologia inspecionaram as edificações, o espaço de arborização, o gramado do campo de futebol, entre outros locais”, destacou.

Já as equipes do Corpo de Bombeiros, por sua vez, atuaram em locais de difícil acesso, como por exemplo, os reservatórios de água, as calhas e a cobertura dos prédios. Os bombeiros usaram drones e caminhões dotados de escadas.

Maria José Silva (texto) e Iron Braz (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo