PARE! – O PARE! – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito é um programa de Prevenção, Conscientização e Educação, desenvolvido para contemplar os públicos interno e externo do Hugol. Como o hospital é voltado ao atendimento de alta e média complexidade, com foco em traumatologia, as vítimas de acidentes de trânsito estão entre os principais casos tratados na unidade, tornando-se um tema importante para conscientização da sociedade.
Com a mensagem principal da campanha: “Um PARE pela vida”, a unidade está conscientizando as pessoas através dos alertas pedindo que: “PARE de beber e dirigir”; “PARE de fazer ultrapassagens arriscadas”; “PARE de dirigir em alta velocidade”; dentre outros temas, nas rodovias próximas ao hospital e em via pública da Região Noroeste, geralmente cruzamentos com alto índice de acidentes. Desde 2016, até dezembro de 2018, o hospital promoveu nove ações no trânsito, que resultaram na orientação de 27.355 motoristas.
Voluntariado – O Hugol possui um programa de voluntariado para quem tem o interesse de doar seu tempo de maneira altruísta e solidária, tornando-se um voluntário do hospital. São diversas atividades que podem ser realizadas na unidade, com princípio básico de auxiliar no relacionamento e no envolvimento com pessoas.
Para candidatar-se ao voluntariado, entre em contato pelo telefone: (62) 3270-6477 ou e-mail multi@hugol.org.br.
Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 12h às 16h.
PARE Pacientes – Em continuidade ao programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação para o trânsito – PARE promovido pelo Hugol, foi iniciada ação voltada especificamente para a conscientização dos pacientes vítimas de acidente de trânsito internados no hospital. De agosto de 2017 a dezembro de 2018, 1952 pacientes e acompanhantes participaram da ação, capacitados enquanto multiplicadores de um trânsito sem mortes, pedindo “um PARE pela vida”.
A equipe faz uma avaliação prévia com as vítimas de acidentes de trânsito, coletando dados sobre as pessoas e o motivo de sua internação, convidando-as a participarem do PARE. Em seguida, os profissionais da terapia ocupacional promovem atividades construtivas em grupo com os pacientes e acompanhantes nas enfermarias de internação, inicialmente na ortopedia/traumatologia, ala que concentra maior percentual de pessoas nesse perfil.
Hugol nas Escolas – O “Hugol nas Escolas” compõe o programa maior de atividades de responsabilidade social e educação em saúde, “Hugol na Comunidade”, e também faz parte do programa “PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito”.
Esse programa existe desde setembro de 2016, com o intuito de atuar na conscientização das crianças e dos adolescentes, capacitando-os para reconhecer riscos e, assim, agir de forma preventiva para evitar acidentes. O programa já orientou 4.198 alunos (setembro/16 a dezembro/18) nas escolas estaduais da Região Noroeste com o apoio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.
A palestra ministrada nessa primeira fase utilizou um método interativo, ao instigar que os próprios alunos identificassem os possíveis riscos dentro dos ambientes da casa, rua e lazer, com a orientação de um profissional de saúde do Hugol. Nos colégios que já assistiram a essa aula, foi iniciado o segundo ciclo de orientações do programa, com o tema de Primeiros Socorros, orientando os alunos para agir em ocorrências como quedas, desmaios, sangramentos, queimaduras, engasgamentos, dentre outras. Apesar das peculiaridades de cada tipo de vítima, a dica geral é se certificar de que o local está seguro, evitando que ocorram mais acidentes, e acionar a emergência imediatamente.
O que fazer quando…?
A Pediatria do Hugol atende a urgências e emergências em traumatologia, ou seja, crianças vítimas de trauma, com grande parte dos acidentes ocorrendo no âmbito doméstico, no lar das crianças, como quedas, queimaduras, afogamentos e lesões penetrantes. Veja as dicas do médico pediatra Dr. Elísio de Castro, supervisor médico da Pediatria do Hugol.
Queimaduras
A queimadura é devastadora, produzindo sequelas funcionais, estéticas e psicológicas com alta taxa de mortalidade. Esses acidentes ocorrem, em sua maioria, no ambiente doméstico. A primeira atitude quando da ocorrência de uma queimadura é acionar a emergência, SAMU e Corpo de Bombeiros. Como uma medida inicial, recomenda-se somente lavar a área com água fria. Não pode ser aplicado nenhum outro produto na região da queimadura, com risco de agravamento da lesão.
Afogamento
O afogamento é um dos principais responsáveis por óbitos em menores de quatro anos de idade. A maioria ocorre no próprio lar, de forma silenciosa, e grande parte dos que conseguem sobreviver apresenta sequelas neurológicas graves e irreversíveis. Devido a isso, as crianças devem ser afastadas de qualquer reservatório de líquidos (baldes, banheiras e piscinas) e, caso ocorra uma fatalidade, em caso de a criança estar sem respirar, poderá realizar a respiração boca a boca e acionar o serviço de emergência, se possível, simultaneamente. Cada minuto é essencial para o sucesso da recuperação.
Intoxicação
Nesse caso, o ideal é acionar o serviço de emergência, cuidando nesse tempo para evitar que a criança sufoque, deitando-a de lado e com a cabeça um pouco mais baixa para possíveis vômitos.
Queda
As quedas podem ser da própria altura, por subir em algo, como escadas e estantes, ou cair de um veículo (moto, carro, aquáticos etc.). Assim como ressaltado anteriormente, em todos os casos o serviço de emergência deve ser acionado imediatamente. Nesses possíveis acidentes domésticos, tal qual em acidentes mais graves, como os automobilísticos, manter a criança imobilizada no local da queda pode evitar lesões medulares, permanecendo imóvel até a chegada do socorro.