HGG – Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi

[card_default title_card=”Diretoria” icon_card=”fa fa-user-md”][card_info title_card_list=”Diretoria-Geral: José Cláudio Pereira Caldas Romero” phone_card_list=”(62) 3209-9800″ email_card_list=”contato@idtech.org.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Técnico: Rafael Nakamura” phone_card_list=”(62) 3209-9800″ email_card_list=”contato@idtech.org.br”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Administrativo: Alessandro Purcino”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Clínico: Antônio Carlos Ximenes”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretora de Enfermagem: Natalie Alves Andraschko”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretor Médico: Gentil Queiroz Junior”][/card_info][card_info title_card_list=”Diretora de Serviços Multidisciplinares: Rogéria Cassiano”][/card_info][/card_default][card_default title_card=”Localização” icon_card=”fa fa-map-marker”]Av. Anhanguera, 6479 – Setor Oeste, Goiânia – GO, 74110-010[btn btn_texto=”Visualizar no mapa” btn_icon=”Localização” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fwww.google.com.br%2Fmaps%2Fdir%2F”%2Fhgg%2F%40-16.6793718%2C-49.3059252%2C13z%2Fdata%3D!3m1!4b1!4m8!4m7!1m0!1m5!1m1!1s0x935ef158fec14bef%3A0x5b3e0c3662b6b203!2m2!1d-49.2709055!2d-16.679457|title:Localiza%C3%A7%C3%A3o%20HGG|target:%20_blank|”][/card_default][card_default title_card=”Prestação de Contas” icon_card=”fa fa-file-text-o”][btn btn_texto=”Acesse aqui” btn_icon=”Link Externo” btn_link=”url:http%3A%2F%2Fwww.saude.go.gov.br%2Ftransparencia%2F|||”][/card_default]O Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) possui mais de 35 especialidades médicas e multiprofissionais. A unidade é referência internacional no tratamento de pacientes portadores de Xeroderma Pigmentoso e também conta com ambulatórios exclusivos para doenças como Alzheimer, Parkinson, Tuberculose, Asma, entre outras.

Inaugurado em 1959, foi o primeiro hospital ensino do Centro-Oeste. Em 2014, tornou-se o primeiro hospital público do Centro-Oeste acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, em 2018, conquistou a categoria de Hospital Acreditado com excelência, ONA 3.

Entre os programas oferecidos estão: Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade (PCCO), Programa de Tratamento das Deformidades Faciais (Proface), Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (Nois), Programa de Atenção ao Pé Diabético, Núcleo de apoio ao paciente paliativo (NAPP), que valorizam o atendimento integral, humanizado e sistêmico ao paciente.

A unidade é referência em transplantes renais no País, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). O hospital possui um Ambulatório de Medicina Avançada (AMA), que reúne 165 médicos em 22 especialidades, atendendo em média, mais de 30 mil pessoas por mês.[acordiao title_acordeao=”Informações”][acordiao_item title_section_acordiao=”Leitos”]

  • Internação: 194
  • UTI: 30

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Exames disponíveis”]

Apoio diagnóstico: Oferece instalações e equipamentos adequados para a execução de exames laboratoriais, serviços de imagem, incluindo tomografias. Os exames são ofertados pelo HGG ou pela Central de Laudos  Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (Fidi).

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Especialidades médicas”]

Profissionais nas áreas de cardiologia, cirurgia bariátrica, cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia torácica, dermatologia, endocrinologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, hemoterapia/hematologia, hepatologia, medicina intensiva, nefrologia, neurocirurgia, neurologia, nutrição, odontologia para pacientes com necessidades especiais, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psicologia, proctologia, reumatologia, serviço social e urologia.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Recursos Humanos”]Número de funcionários: 1.263[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Ouvidoria”]É o canal de comunicação presencial ou por telefone entre o cidadão e a Instituição. Tem como atribuições encaminhar, receber e examinar sugestões, reclamações, elogios e denúncias do cidadão. Contatos pelo telefone: (62) 3209-9999. Endereço: Avenida Anhanguera, nº 6.479, Setor Oeste, Goiânia (GO).

Os usuários também podem entrar em contato pelo site do HGG. Basta clicar no link destacado no topo da página da Ouvidoria. No formulário disponível é imprescindível o preenchimento de todos os campos para que haja maior êxito e rapidez nas respostas das demandas. Caso o usuário prefira, há também o e-mail: hgg.ouvidoria@idtech.org.br

6 – Totens para pesquisa de satisfação

A direção da unidade implantou totens em todos os andares do HGG. Por meio deles, os pacientes e usuários podem, anonimante ou não, avaliar o atendimento prestado por médicos e demais colaboradores da instituição.

7 – Caixas de sugestões/formulário de registro de elogios

Instaladas junto aos totens, as caixas de sugestões servem para coletar informações mais detalhadas dos usuários do hospital. Eles podem escrever, além de sugestões, denúncias ou reclamações de forma discursiva.

8 – Pesquisa eletrônica de satisfação

É realizada de forma contínua e totalmente eletrônica por meio de tablets. Cotidianamente, funcionários do HGG entrevistam os pacientes sobre o atendimento e a estrutura do hospital momentos antes da alta.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Prêmios, títulos e acreditação”]

  • 2014 – Prêmio Cecília Donnangelo de Ouvidoria SUS, concedido pelo Ministério da Saúde pelo avanço conquistado com a Pesquisa de Satisfação realizada com 100% dos pacientes internados.
  • 2014 – Prêmio Saúde, dado pela Editora Abril e revista Saúde é Vital, em função da qualidade dos serviços do Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface).
  • 2014 – Acreditação Hospitalar nível 1, diploma da Organização Nacional da Acreditação (ONA), concedido às unidades de saúde que adotam medidas que visam a segurança do paciente durante o atendimento.
  • 2015 – Em dezembro recebe o diploma ONA2, o certificado de qualidade plena no atendimento ao paciente e na gestão do hospital.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Resumos dos resultados de pesquisa científica realizadas no HGG”]

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Projetos”][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Sarau do HGG”]

Projeto Sarau do HGG, que leva música ao ambiente hospitalar (foram mais de 400 voluntários nesta iniciativa).

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Reformulação do Programa de Assistência Espiritual”]

Reformulação do Programa de Assistência Espiritual.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Arte no HGG”]

Projeto Arte no HGG, que realiza oficinas de artes plásticas junto aos pacientes e acompanhantes e também exposições de obras de artistas goianos.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Riso no HGG”]

Projeto Riso no HGG, com espetáculos de humor no ambiente hospitalar.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Projeto Comunicadores da Alegria”]

Projeto Comunicadores da Alegria, com visita de jornalistas e apresentadores de rádio e TV aos pacientes. Promovido uma vez por ano.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Participação do Liga do Riso”]

Participação do Liga do Riso, que leva estudantes vestidos de palhaços para alegrar o ambiente hospitalar quinzenalmente.

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Programas”][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Controle e da Cirurgia da Obesidade (PCCO)”]O PCCO é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40. O atendimento multidisciplinar e integral é realizado por uma equipe formada por cirurgiões, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas. A equipe tem ainda o apoio de médicos cardiologistas e pneumologistas e conta com o respaldo de todas as demais especialidades do hospital.

A cirurgia bariátrica é a última alternativa do tratamento. O paciente é considerado pronto para ser operado quando consegue emagrecer, de forma saudável, a quantidade de quilos estipulada pela equipe médica. Após o procedimento cirúrgico, não se desliga do hospital. É orientado a participar dos encontros mensais.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Tratamento de Deformidades Faciais (Proface)”]O Proface é fruto de um termo de cooperação assinado em 2013 por representantes do Ministério Público, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech) e Associação de Combate às Deformidades Faciais (Reface).

A parceria garante atendimento integral a pacientes com deformidades faciais encaminhados pelo SUS. As cirurgias são realizadas no Hospital Alberto Rassi. O acompanhamento de profissionais de odontologia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia é realizado no próprio HGG e na sede da Reface, entidade sem fins lucrativos especializada nesse tipo de atendimento.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa Terapêutico Singular”]O Projeto Terapêutico Singular faz parte do Programa Clínica Ampliada, criado pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é humanizar o SUS. A proposta parte do princípio de que não só médicos fazem a clínica, mas todos os profissionais de saúde fazem, cada um, a sua clínica. A ideia é que o atendimento ao paciente não deve ficar restrito ao leito e ao consultório e deve ser permeado por uma visão holística, que avalia todos os aspectos do paciente: biológico, psicológico, social e espiritual. Assim, o Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar.

Ele é voltado para pacientes com tempo de internação superior a 30 dias, os que deixam a unidade de terapia intensiva (UTI) e vão para a enfermaria e aqueles que, mesmo com tempo menor de internação, apresentam características que justificam a oferta desse atendimento articulado. Os pacientes com essas características são atendidos por um profissional designado pela chefia de cada uma das seguintes áreas: enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e serviço social.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Núcleo de Orientação Interdisciplinar em Sexualidade (Nois)”]O programa presta atendimento médico, psicológico, educativo e social às pessoas com histórico de disfunção sexual. A equipe é integrada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, médicos urologistas, técnicos em enfermagem e por uma médica ginecologista. A clientela é composta por pessoas encaminhadas pelo Serviço de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) e por pacientes que já fazem tratamento na unidade, referenciados internamente pelos profissionais do HGG.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Alzheimer”]

Atende pacientes encaminhados com suspeita da doença para avaliação clínica e recebimento da medicação pelo Centro de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (CMAC).

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Atenção ao Pé Diabético”]

Mantém uma rotina de atendimento ambulatorial que visa garantir a avaliação regular dos pés dos pacientes diabéticos para detecção precoce de feridas e outros problemas.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa da Asma”]

O objetivo é oferecer assistência aos pacientes portadores de asma, incluindo o fornecimento de medicamentos e um programa educativo com ênfase em higiene ambiental, além de ensinar como o paciente deve agir durante uma crise aguda da doença.

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)”]Em vigor desde 2003, o Projeto Alivi-Ar segue as estratégias e diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos pacientes com DPOC atendidos no HGG.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Tuberculose”]

Os pacientes com tuberculose passam pela triagem no ambulatório do HGG, são diagnosticados, tratados e encaminhados para a rede primária de saúde. Casos mais graves são orientados a procurar o Hospital de Doenças Tropicais DR. Anuar Auad (HDT).

[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Programa de Odontologia para Pacientes Especiais”]

O Hospital Alberto Rassi é referência para atendimento odontológico a pacientes portadores de necessidades especiais, que necessitam de ambiente cirúrgico para solução de seus problemas bucais por não se adaptarem ao atendimento convencional, em consultório. Uma equipe composta por cirurgiões-dentistas especialistas é responsável pelos atendimentos, com o suporte de médicos anestesiologistas e da equipe cirúrgica.

[/acordiao_item][/acordiao][acordiao title_acordeao=”Informações para familiares e amigos de pacientes”][acordiao_item title_section_acordiao=”Informações Gerais”]- Terão direito a um (1) acompanhante os pacientes com mais de 60 anos, menores de 18 anos, pessoas com deficiência ou que tenham dificuldade de locomoção;

– É permitido apenas acompanhante com 18 anos de idade ou mais;

– Pessoas com mais de 65 anos de idade, gestantes e pessoas com deficiência que não apresentarem boas condições de saúde não poderão ser acompanhantes;

– Somente é permitido acompanhante de mesmo sexo nas enfermarias femininas e masculinas. Exceções deverão ser autorizadas pela Gerência de Enfermagem;

– A troca de acompanhantes fora dos horários estipulados deverá ser avaliada pelo enfermeiro supervisor e autorizada previamente;

– O acompanhante terá direito a uma cadeira para sua acomodação, que não poderá ser usada pelo paciente, salvo em casos tecnicamente indicados;

– Os profissionais de enfermagem e setor de diagnóstico poderão solicitar aos acompanhantes e/ou visitantes que aguardem no hall/ala de convivência do andar durante procedimentos;

– Para resguardar sua saúde e segurança dos pacientes internados, a qualquer momento poderá ser solicitada ao visitante e acompanhante a vistoria de seus pertences pessoais (mochilas, bolsas e etc);

– Não será permitida a entrada no hospital de acompanhantes ou visitantes com sinais de uso de drogas lícitas ou ilícitas;

– É proibida a entrada de bolsas, malas e sacolas de pacientes, acompanhantes e visitantes. Os pertences ficarão em guarda-volumes na Central Humanizada de Internação (CHI) para que o acompanhante, ou outro responsável, possa levá-los. O HGG não se responsabiliza por objetos de valor deixados no guarda-volumes ou na enfermaria;

– O HGG fornece o kit de enxoval (toalha, roupa de cama, camisola ou pijama) para os pacientes. Por isso, apenas roupas íntimas, documentos pessoais e objetos de higiene pessoal poderão permanecer com o usuário, acompanhante ou visitante, e os mesmos serão embalados em sacolas plásticas fornecidas pelo Hospital;

– O acompanhante/visitante que não cumprir as normas descritas terá sua autorização de permanência cancelada.[/acordiao_item][acordiao_item title_section_acordiao=”Orientações sobre visitas”]- As visitas são permitidas das 16h às 17h (Clínicas médica, cirúrgica e diálise) e das 17h às 18h (Centro de Terapia Intensiva – CTI), todos os dias da semana;

– São autorizados quatro visitantes por dia por paciente, dois de cada vez. No CTI, são permitidos dois visitantes, um de cada vez;

– Pacientes em isolamento não podem receber visitas;

– O paciente terá direito de recusar determinadas visitas, por meio de declaração escrita de punho e assinada. A declaração será avaliada pela Seção de Psicologia;

– Visitantes com 12 a 18 anos deverão estar acompanhados por responsáveis. Exceções serão avaliadas pela Gerência de Enfermagem e as visitas ocorrerão no período das 17 às 17h15;

– Visitantes com mais de 60 anos com problemas de saúde deverão estar acompanhados de um familiar;

– Visitantes do CTI estão proibidos de mexer na aparelhagem de monitoramento do paciente;

– As visitas poderão atrasar ou ser interrompidas em decorrência de procedimentos médicos;

– É proibida a entrada no hospital de visitantes com sinais de doenças infectocontagiosas, bem como devem ser evitadas as visitas a pacientes do CTI por pessoas com sintomas de qualquer enfermidade;

– É permitida a visita de apenas um representante de segmentos religiosos por vez, desde que solicitado pelo paciente e/ou seu familiar e mediante contato prévio com o serviço de Capelania Hospitalar, e uso de identificação fornecida pelo hospital;

– Visitadores hospitalares /voluntários devem se registrar na Seção de Desenvolvimento de Recursos Humanos e respeitar as normas estabelecidas pela Comissão de Assistência Espiritual (CAE).[/acordiao_item][/acordiao]

Governo na palma da mão

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