Gabinete de Crise de UTI

Gabinete de Crise – GYN

O Gabinete de Crise – GYN foi criado pela Secretaria do Estado de Goiás (SES-GO) para apoio à situação emergencial da saúde do Município de Goiânia, e tem como objetivo, monitorar a situação de saúde, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações, de preparação, de alerta, e de resposta, seja dos órgãos públicos estaduais e entidades quanto às medidas integradas para a mitigação da crise de saúde pública do Município de Goiânia.

A instalação do gabinete é coordenada pela SES-GO e será executada pelas unidades do município, tanto na esfera da gestão como na parte hospitalar, para monitoramento do cenário geral.

Perguntas e Respostas Frequentes

Crises são situações inusitadas que tiram os envolvidos da situação de conforto e exigem providências para que a normalidade seja restaurada, exigindo desvio considerável de energia e recursos materiais e humanos para que o problema seja sanado.

  • Implantação de um gabinete de crise;
  • Elaboração de um plano de contingência;
  • Ações de combate ao vetor;
  • Concentração de esforços e transparência dos atos;
  • Proteger a vida e o bem estar da população.

Mitigar os efeitos de uma crise por meio de ações suplementares, estratégicas e coordenadas; agir com antecipação, uso de evidências, concertação de esforços e transparência dos atos; proteger a vida e o bem-estar da população; reduzir mortes e complicações evitáveis.

Planejar e detalhar a operação, acompanhar a execução e incorporar ensinamentos. Essas ações devem ser permeadas todo tempo por inteligência e comunicação.

  • A Vigilância aciona o Secretário de Saúde sobre o cenário epidemiológico ao qual o município se encontra referente à uma determinada doença ou agravo que pode acarretar numa Emergência em Saúde Pública;
  • O Secretário de Saúde subsidiado por documento técnico, sensibiliza o prefeito sobre a necessidade da ativação do Gabinete de Crise Municipal;
  • Para efetivar sua implantação o Secretário de Saúde deverá designar um Coordenador Geral do Gabinete de Crise para coordenar as reuniões, gerenciar o plano de ação, organizar as agendas e garantir o preenchimento dos dados.

É uma estrutura temporária de análise, decisão e controle, responsável pela gestão plena da situação durante a crise. É ele quem decide e manda, devendo as equipes assistenciais acatarem suas decisões e ordens. É composto por diretores, gestores assistenciais e gestores de área.

O Gabinete de Crise Estadual enxerga a Rede como um todo e mapeia, gerência e distribui recursos de forma continua.

Aumenta a capacidade em Unidades temporárias de reidratação e faz a gestão diária e objetiva da crise.

O Gabinete de Crise Municipal deve produzir informações atualizadas, consistentes e constantes e transmitir essas informações ao Gabinete de Crise Estadual abastecendo-o com informações necessárias para o monitoramento e um possível apoio aos municípios, caso necessário, baseado na evidência dos dados enviados.

Garante um atendimento na atenção primária resolutivo e eficaz e promove ações de combate ao vetor com outros órgãos.

É a estrutura física onde o time do Gabinete de Crise deve visualizar as informações em planilhas, dashboards, painéis denominado kits de documentos, atualizá-las diariamente e tomar decisões coletivamente com base em dados, operarando como força tarefa, reunindo atores com legitimidade técnica e poder de mobilização política, investindo na produção de informações atualizadas e consistentes. Deve funcionar 24 h por dia, com pelo menos 2 reuniões diárias.

O gerenciamento do Gabinete de Crise é feito por meio de formulários enviados no Kit de documentos, e estão divididos em cinco temas:

1) Demandas e Atendimentos;
2) Taxas de ocupação;
3) Dimensionamento de equipes;
4) Gestão de insumos e medicamentos;
5) Saídas (altas, óbitos e transferências)

Esses formulários devem ser fixados em local visível na Sala do Gabinete de Crise e preenchidos diariamente. Os dados devem ser encaminhados ao Gabinete de Crise Estadual uma vez ao dia, em tempo oportuno para o monitoramento e apoio aos municípios.

Você pode usar os nossos canais de comunicação:

Telefone: (62) 99608-5228
E-mail: gabcrisesesgo@gmail.com

A nossa Sala do Gabinete de Crise Estadual sempre terá alguém para te atender!

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