Gabinete de Crise de UTI
Gabinete de Crise – GYN
O Gabinete de Crise – GYN foi criado pela Secretaria do Estado de Goiás (SES-GO) para apoio à situação emergencial da saúde do Município de Goiânia, e tem como objetivo, monitorar a situação de saúde, planejar, estruturar, mobilizar e coordenar ações, de preparação, de alerta, e de resposta, seja dos órgãos públicos estaduais e entidades quanto às medidas integradas para a mitigação da crise de saúde pública do Município de Goiânia.
A instalação do gabinete é coordenada pela SES-GO e será executada pelas unidades do município, tanto na esfera da gestão como na parte hospitalar, para monitoramento do cenário geral.
Perguntas e Respostas Frequentes
O que é uma Crise?
Crises são situações inusitadas que tiram os envolvidos da situação de conforto e exigem providências para que a normalidade seja restaurada, exigindo desvio considerável de energia e recursos materiais e humanos para que o problema seja sanado.
Quais Ações Podem Mitigar uma Crise?
- Implantação de um gabinete de crise;
- Elaboração de um plano de contingência;
- Ações de combate ao vetor;
- Concentração de esforços e transparência dos atos;
- Proteger a vida e o bem estar da população.
Para que serve um Plano de Contingência?
Mitigar os efeitos de uma crise por meio de ações suplementares, estratégicas e coordenadas; agir com antecipação, uso de evidências, concertação de esforços e transparência dos atos; proteger a vida e o bem-estar da população; reduzir mortes e complicações evitáveis.
Qual o papel do Gabinete de Crise?
Planejar e detalhar a operação, acompanhar a execução e incorporar ensinamentos. Essas ações devem ser permeadas todo tempo por inteligência e comunicação.
Como Instituir um Gabinete de Crise para Enfrentar uma Emergência em Saúde Pública?
- A Vigilância aciona o Secretário de Saúde sobre o cenário epidemiológico ao qual o município se encontra referente à uma determinada doença ou agravo que pode acarretar numa Emergência em Saúde Pública;
- O Secretário de Saúde subsidiado por documento técnico, sensibiliza o prefeito sobre a necessidade da ativação do Gabinete de Crise Municipal;
- Para efetivar sua implantação o Secretário de Saúde deverá designar um Coordenador Geral do Gabinete de Crise para coordenar as reuniões, gerenciar o plano de ação, organizar as agendas e garantir o preenchimento dos dados.
Como funciona o Gabinete de Crise?
É uma estrutura temporária de análise, decisão e controle, responsável pela gestão plena da situação durante a crise. É ele quem decide e manda, devendo as equipes assistenciais acatarem suas decisões e ordens. É composto por diretores, gestores assistenciais e gestores de área.
Qual a diferença de um Gabinete de Crise Estadual e um Gabinete de Crise Municipal?
O Gabinete de Crise Estadual enxerga a Rede como um todo e mapeia, gerência e distribui recursos de forma continua.
Aumenta a capacidade em Unidades temporárias de reidratação e faz a gestão diária e objetiva da crise.
O Gabinete de Crise Municipal deve produzir informações atualizadas, consistentes e constantes e transmitir essas informações ao Gabinete de Crise Estadual abastecendo-o com informações necessárias para o monitoramento e um possível apoio aos municípios, caso necessário, baseado na evidência dos dados enviados.
Garante um atendimento na atenção primária resolutivo e eficaz e promove ações de combate ao vetor com outros órgãos.
O que é a Sala do Gabinete de Crise?
É a estrutura física onde o time do Gabinete de Crise deve visualizar as informações em planilhas, dashboards, painéis denominado kits de documentos, atualizá-las diariamente e tomar decisões coletivamente com base em dados, operarando como força tarefa, reunindo atores com legitimidade técnica e poder de mobilização política, investindo na produção de informações atualizadas e consistentes. Deve funcionar 24 h por dia, com pelo menos 2 reuniões diárias.
Como funciona o Gerenciamento Diário do Gabinete de Crise?
O gerenciamento do Gabinete de Crise é feito por meio de formulários enviados no Kit de documentos, e estão divididos em cinco temas:
1) Demandas e Atendimentos;
2) Taxas de ocupação;
3) Dimensionamento de equipes;
4) Gestão de insumos e medicamentos;
5) Saídas (altas, óbitos e transferências)
Esses formulários devem ser fixados em local visível na Sala do Gabinete de Crise e preenchidos diariamente. Os dados devem ser encaminhados ao Gabinete de Crise Estadual uma vez ao dia, em tempo oportuno para o monitoramento e apoio aos municípios.
Como posso tirar minhas dúvidas?
Você pode usar os nossos canais de comunicação:
Telefone: (62) 99608-5228
E-mail: gabcrisesesgo@gmail.com
A nossa Sala do Gabinete de Crise Estadual sempre terá alguém para te atender!


