Médico com especialidade em Pediatria. Exerceu o mandato de governador no estado de Goiás de 1987 a 1991. O governador Henrique Santillo mobilizou várias forças e recursos para a operação de emergência que se fazia necessária para conter a radiação em Goiânia.
Secretário da Saúde de Goiás a época da descoberta do acidente com o Césio 137, Faleiros foi o responsável por adotar todas as medidas emergências para atendimento das vítimas e combate aos efeitos do acidente. É médico com especialização em Medicina do Trabalho. Eleito deputado estadual e federal por cinco mandatos.
Fisico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(1963), especialização em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia(1963), doutorado em Physique pela Université Pierre et Marie Curie(1968) e pós-doutorado pela Escola Superior de Guerra(1975). Era o presidente da CNEN na época do acidente. Um marco da conclusão da descontaminação da capital foi a apresentação do “Relatório do Acidente Radiológico de Goiânia” em 10 de março de 1988, em uma audiência no Congresso Nacional à “Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal”.
Responsável por identificar a ocorrência do acidente com césio-137 em Goiânia, o físico Walter Mendes Ferreira, que atualmente chefia o Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste (CRCN-CO), uma das Unidades Técnico-Científicas vinculadas à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). relatou a descoberta feita há três décadas.
Médico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Medicina do Trabalho e Radiopatologia Clínica (Medicina das Radiações). Atuou como colaborador em Radiopatologia da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), com várias missões de treinamento e avaliação de acidentes radiológicos em diferentes países. Teve trabalhos publicados no Brasil e no exterior, como autor e coautor e foi revisor técnico e docente do curso da AIEA.
Médico, atuou como coordenador médico no trabalho de assistência emergencial aos radioacidentados pelo Césio 137 em 1987. Especialista em Medicina do Trabalho e Higiene das Radiações Ionizantes e Emergências Médicas em Acidentes Nucleares, com pós-graduação em Radiopatologia pelo Instituto Curie de Paris (França). Consultor da Organização Mundial da Saúde em assuntos sobre Radiotoxicologia e Radiopatologia.
Formado pela Escola de Medicina e Cirurgia (EMC) da UNIRIO em 1979. Mestrado em Gastroenterologia na UFRJ (1988), Doutorado na Universidade Federal de São Paulo (1997) e Livre Docência em Clínica Médica na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2004. Participou ativamente do atendimento médico as vítimas do acidente radiológico de Goiânia, com inúmeras publicações exclusivas nesta particular área do conhecimento médico.
Médico, com mestrado em Ciências Políticas com experiências nas esferas nacional, estadual e municipal do SUS. Na época do acidente com o Césio ocupava a Superintendência Executiva da Secretaria do Estado da Saúde, sendo o responsável pela execução, implantação e monitoramento dos programas de atendimento aos radioacidentados. Foi Secretário de Estado da Saúde de Goiás por dois períodos: 1990-1991 e de janeiro a dezembro de 2014.
Médica hematologista, chefe do Núcleo de Epidemiologia e Estatística em Câncer do Hospital A.C. Camargo de São Paulo. Em 1987, fez parte da primeira equipe médica que atendeu os radioacidentados pelo Césio 137. Entre 1990 a 2006 foi coordenadora do Registro de Câncer de Base Populacional de Goiânia-Goiás. Atualmente coordena estudos de casos controle em cabeça e pescoço na América do Sul.
Instituições e seus servidores:
Governo do Estado de Goiás (SES/OSEGO, HGG, HDT, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, CRISA, SEMAGO, FEBEM)
Prefeitura de Goiânia
Albergue Bom Samaritano
CNEN (IRD, IPEN, IEN, CDTN, CRCNCO)
FURNAS
NUCLEBRAS
Hospital Naval Marcílio Dias
IAEA
OMS
UNICAMP, USP, UFRJ, UFG, UCG/PUC-GO, UNB
Especialistas estrangeiros em medicina e radioproteção (Argentina, França, IAEA, Japão, RFA, URSS, USA, WHO).
Profissionais voluntários
FUNLEIDE/SULEIDE/CARA