Centro Estadual de Computação Aberta e Inteligência Artificial

O Centro Estadual de Computação Aberta e Inteligência Artificial foi criado pela Lei Complementar nº 205, de 19 de maio de 2025, conforme disposto no artigo 49. Trata-se de uma infraestrutura digital estratégica voltada ao treinamento, desenvolvimento e pesquisa em inteligência artificial aberta, em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Com a missão de democratizar o acesso ao poder computacional avançado, o Centro busca impulsionar pesquisas inovadoras, fomentar o desenvolvimento econômico e tecnológico regional e consolidar Goiás como um polo internacional em IA aberta.

Cabe ao Núcleo de Ética e Inovação em Inteligência Artificial (NEI-IA) deliberar sobre as diretrizes, prioridades de utilização e o compartilhamento da estrutura administrativa do Centro, assegurando que seus recursos sejam utilizados de forma estratégica, ética e alinhada ao interesse público.

Objetivos

  • Disponibilizar, gratuitamente ou por meio de parcerias estratégicas, capacidade computacional avançada para pesquisadores, estudantes, startups e pequenas e médias empresas;
  • Promover o desenvolvimento e o uso de modelos e algoritmos da IA baseados em código aberto e licenças permissivas;
  • Facilitar a colaboração entre as instituições acadêmicas, o setor privado, a sociedade civil e o poder público para o desenvolvimento conjunto de soluções tecnológicas sustentáveis e inclusivas;
  • Oferecer uma plataforma aberta para a experimentação tecnológica segura, ética e responsável;
  • Estimular a formação e a retenção de talentos locais, além de atrair especialistas nacionais e internacionais na IA; e
  • Posicionar o Estado de Goiás como referência global na computação aberta e na IA climática positiva.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo