Agrodefesa e Seapa levam experiência imersiva da pecuária goiana à Goiás Genética 2025


Ação batizada de “Caminho do Boi” mostra, de forma interativa, todas as etapas da bovinocultura goiana, da seleção genética ao produto final

Foto: Flávia Fiorini / Embrapa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) vão apresentar o “Caminho do Boi” na 13ª edição da Goiás Genética, de 8 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A ação convida o público a percorrer todas as etapas da bovinocultura, do melhoramento genético ao produto final, e destaca como a educação sanitária e as políticas públicas fortalecem a pecuária goiana em qualidade e competitividade.

Com a participação direta da Gerência de Educação Sanitária da Agrodefesa, o Caminho do Boi conta com estações temáticas que abordam melhoramento genético, sanidade, bem-estar animal, inspeção, produção de carne e outros produtos de origem animal. Logo na entrada do pavilhão, os visitantes receberão um “passaporte” que poderá ser carimbado em cada estação visitada, completando o percurso da cadeia produtiva como se fosse uma missão. A proposta é tornar a experiência ainda mais dinâmica e aproximar o público do universo da pecuária de forma acessível e lúdica.

Para o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a iniciativa reforça o papel do Estado na aproximação com a sociedade. “Essa parceria da Agrodefesa com a Seapa e setor produtivo nos permite mostrar, de forma prática e acessível, o papel do Estado na defesa agropecuária. Iniciativas como o Caminho do Boi aproximam crianças, estudantes e visitantes em geral desse universo, ajudando a compreender que cada etapa da produção tem impacto direto na vida de quem consome os produtos de origem animal produzidos em Goiás. Essa é a essência da educação sanitária: aproximar a sociedade e valorizar a responsabilidade compartilhada entre governo e produtores.”

A gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, ressalta que o espaço busca despertar o interesse das novas gerações para o tema. “Queremos que as crianças que também visitam a feira através de excursões escolares, ou até mesmo universitários e visitantes em geral, visualizem de perto o caminho percorrido pelo boi, entendendo de forma simples como cada fase influencia na qualidade da carne que chega à mesa. É uma oportunidade de aprendizado que aproxima a população do trabalho realizado pela defesa agropecuária e amplia a consciência sobre a importância não só da sanidade animal, mas do trabalho de todos os setores da Agrodefesa.”

Vitrine da Pecuária

A Goiás Genética é reconhecida como vitrine nacional da ciência aplicada à pecuária, reunindo animais de alto padrão, julgamentos de raças, leilões, feira de negócios e palestras de especialistas. Este ano, a programação do evento inclui a 18ª Exposição Nacional do Guzerá e o julgamento da raça Tabapuã, além da 5ª edição do Rancheiros Horse Show, voltado para a raça Quarto de Milha, com expectativa de movimentar mais de R$ 1,2 milhão em negócios.

Com animais que podem ultrapassar uma tonelada e alcançar valores de mercado acima de R$ 1 milhão, a Goiás Genética mostra como a ciência e a tecnologia transformaram a pecuária brasileira em referência mundial. O encontro também reforça o protagonismo de Goiás, que conta com um rebanho bovino de 22,7 milhões de cabeças, o equivalente a 10,8% do rebanho nacional.

Serviço
Assunto:
Goiás Genética 2025
Quando: 8 a 12 de setembro
Onde: Parque de Exposições Agropecuárias Pedro Ludovico Teixeira – SGPA (Rua 250, nº 221, Setor Nova Vila, Goiânia – GO)

Comunicação Setorial da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo