Seds promove capacitação para implementação de grupos reflexivos em oito municípios
A iniciativa faz parte do Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher e contou com a presença de profissionais da Assistência Social e do Poder Judiciário
Durante a capacitação também foi apresentado programas do Goiás Social focados no combate a violência contra mulher – Foto: Wagnas Cabral/Seds
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), realizou de 5 a 7 de junho, mais uma capacitação de servidores de oito municípios no combate à violência doméstica. O evento do Goiás Social faz parte do Pacto Goiano pelo Fim da Violência Contra a Mulher e recebeu assistentes sociais, advogados, psicólogos e conselheiros tutelares de Iporá, Luziânia, Jataí, Goianápolis, Terezópolis de Goiás, São João d’Aliança, Jandaia e Goiânia. Estes profissionais participam efetivamente da implementação, ampliação e retomada de grupos reflexivos voltados aos autores deste tipo de crime.
Os encontros, que acontecem em parceria com o Poder Judiciário de cada município, envolvem atividades multidisciplinares que buscam a mudança comportamental de homens que sofreram com determinação judicial por agressão a mulheres. O intuito é evitar novos casos ou a reincidência da prática com vítimas anteriores e novos relacionamentos.
Além de palestras, rodas de conversas e discussões, os grupos reflexivos abordam importantes temáticas como a desigualdade de gênero, alertas sobre vícios e as mais diversas formas de tratamento. A equipe da Seds orientou sobre como realizar os encaminhamentos aos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), comunidades terapêuticas e unidades de saúde, entre outros.
De acordo com a assessora jurídica da Secretaria de Segurança e Cidadania de Luziânia, Viviane Borges, o grupo reflexivo atua há dois anos no município, em parceria com o Poder Judiciário. “Durante este período de dois anos, nós não tivemos nenhum caso de reincidência na cidade de Luziânia. Acredito e espero que nessa capacitação, a gente consiga trocar experiências com outros municípios para agregar e criar mais vínculos e parcerias neste trabalho de ressocialização dos homens”, afirma.
Durante a oportunidade, o auditório da Seds ainda recebeu representantes dos municípios que estão fazendo não só a implementação, mas o resgate do programa junto à assistência social das cidades. De acordo com o membro do Conselho Tutelar de Jandaia, Rafael Marques, a criação dos grupos será de suma importância no tratamento de quem trabalha frente a frente com este tipo de ocorrência.
Já na busca de retomar os grupos em Iporá, que foram suspensos há cerca de 6 meses, o psicólogo Samir afirma que coordenará o retorno do programa no município do Centro Goiano. “Viemos para capacitar a equipe para podermos tratar essa forma importante de enfrentamento à violência doméstica”, ressalta.
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Governo de Goiás