Workshop sobre aleitamento materno reúne profissionais de saúde de todo o Estado

Organizado pela Gerência de Projetos Educacionais da unidade da SES-GO, workshop ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre essa saudável relação entre mãe e filho

Ana Carolina destaca importância do aleitamento materno para futuro saudável e sustentável

A Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg) realizou, na quarta-feira (21/08), o 1º Workshop de Aleitamento Materno, em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância desse rico hábito de alimentação da mãe para o filho. Organizado pela Gerência de Projetos Educacionais da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o workshop reuniu profissionais de saúde interessados em aprofundar seus conhecimentos e práticas sobre o tema.

A odontóloga Fernanda Maria de Oliveira, do município de Taquaral de Goiás, foi uma das 165 profissionais de saúde que participaram do evento. Fernanda destacou a relevância das palestras. “As apresentações foram extremamente enriquecedoras, abrangendo desde a nutrição infantil até os esclarecimentos sobre os bancos de leite. Uma verdadeira riqueza de informações”, compartilhou.

Durante a abertura, a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Rezende Abrahão, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “Ao promovermos práticas de aleitamento materno, contribuímos para a melhoria geral das condições de saúde. Isso pode resultar na racionalização dos gastos com cuidados médicos e na prevenção de doenças evitáveis. Investir no aleitamento materno é investir em um futuro saudável e sustentável para nossa comunidade e futuras gerações,” afirmou.

Ao longo da manhã, especialistas discutiram temas como a nutrição infantil até os 2 anos de idade, o papel crucial dos bancos de leite e os cuidados essenciais com a mãe e o bebê nos primeiros meses de vida. “Os temas abordados foram variados e extremamente relevantes para destacar a importância da amamentação,” comentou a fisioterapeuta Caroline Brito de Araújo, que participou do evento representando a Gerência de Atenção Primária da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais).

A parte cultural do evento contou com a apresentação do Coral Saúde em Harmonia, formado por servidores e servidoras da Escola de Saúde de Goiás; a declamação de um poema, escrito especialmente para a ocasião, pela servidora Larissa Dourado; e uma peça teatral educativa sobre a importância do papel dos profissionais de saúde na orientação às mães sobre o aleitamento materno.

Gabriela Dutra (texto) e Iron Braz/Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo