Terceira edição do Prêmio Crer de Qualidade celebra melhorias nos processos de qualidade da unidade
Iniciativa reforça o compromisso com a excelência, inspirando a busca constante por soluções que elevem os padrões de cuidado e gestão hospitalar

Com o compromisso de elevar os padrões de cuidado e gestão, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, em dezembro de 2024, a terceira edição do Prêmio Crer de Qualidade. A iniciativa destacou a importância da melhoria contínua, promovendo o engajamento das equipes em ações inovadoras que resultem em processos mais sustentáveis e eficazes.
O evento, já consolidado como referência na instituição, integra o Programa Qualidade na Prática, implementado ao longo do ano. A iniciativa teve como foco o fortalecimento dos ciclos PDSA (Planejar, Fazer, Estudar, Agir), promovendo capacitação inicial na metodologia, momentos práticos de orientação e troca de ideias, além do incentivo à inscrição de projetos pelas equipes. Esses ciclos foram posteriormente apresentados, avaliados por uma banca e reconhecidos nos eixos de destaque: administrativo, assistencial, experiência do paciente e cuidado centrado na pessoa.
Com o objetivo de fomentar uma cultura de qualidade, segurança assistencial e eficiência, o programa também reforça o compromisso com a sustentabilidade no uso dos recursos públicos, impulsionando a melhoria contínua nos processos institucionais.
Nesta edição, foram inscritos 54 de ciclos de melhoria – um aumento expressivo de 52% em relação ao ano anterior. Entre os critérios de avaliação, destacaram-se a correta utilização do PDSA, coerência, inovação, abrangência e impacto dos resultados, sob análise de uma comissão composta pelo setor de Ensino e Pesquisa e Qualidade.
Segundo a gerente de Qualidade do Crer, Josenei Skorek, essa edição do Prêmio Crer de Qualidade é uma prova de que o comprometimento das equipes vai além das demandas do dia a dia. “Os resultados apresentados nos ciclos de melhoria demonstram como a utilização de ferramentas da qualidade podem gerar resultados transformadores. É gratificante ver a evolução das equipes, vivenciar uma realidade onde as ferramentas da qualidade foram utilizadas e geraram resultados de alto impacto, outro ponto de destaque foi a qualidade dos trabalhos inscritos, saber que cada ideia implementada reflete diretamente na qualidade do cuidado oferecido à nossa comunidade. A melhoria contínua não é apenas um objetivo; é o nosso compromisso diário”, explica a gerente.
Projetos premiados
Práticas assistenciais de qualidade:
• Implementação do uso de chatbot no Telegram para redução de pacientes sem prescrição médica;
• Uso da estratégia de melhoria Safety Huddle eletrônico na UTI do Crer;
• Jornada do Paciente Uso da estratégia de melhoria Safety Huddle eletrônico na UTI do Crer na Reabilitação Ambulatorial.
Práticas de experiência do paciente:
• Jornada do paciente pré-operatório;
• SOS Ouvidoria: Simplificando o acesso e a comunicação pelo WhatsApp para os serviços institucionais;
• Fortalecimento do clima organizacional através do eNPS: Atuação da Ouvidoria.
Cuidado centrado na pessoa:
• Iniciativa de visitas guiadas na Ouvidoria como estratégia de participação do paciente nos processos institucionais;
• Inclusão social da paciente LM;
• Escala de avaliação de risco social.
Práticas administrativas de qualidade:
• Melhorias no sistema de bipagem beira-leito;
• Implementação de unidades satélites de farmácia em um hospital estadual de reabilitação e readaptação no Estado de Goiás;
• Sustenta RH.
Juliana Saran (texto) e Klysman Prado (foto) / Agir


