Técnicos em Saúde discutem doenças negligenciadas em Amaralina

O II Encontro de Saúde – Doenças Negligenciadas na Região de Serra da Mesa – acontece na segunda-feira, 17/09, no Hotel Fazenda Jardim Inglês, em Amaralina. O objetivo do encontro é desenvolver iniciativas para reduzir os índices de doenças como tuberculose, hanseníase, tracoma, leishmaniose e doença de Chagas, por meio de um plano de ação com metas, prazos e estratégias. Participaram gestores, técnicos, profissionais de saúde das organizações parceiras, Núcleo do Ministério da Saúde (MS) em Goiás e representante daAgrodefesa da localidade.

Durante a programação, a superintendente de vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Maria Cecília Martins Brito, mostrou o perfil do Hospital Regional de Uruaçu, o Laboratório de Entomologia ( estudos de insetos como o mosquito transmissor da dengue), e recursos financeiros de vigilância em saúde.

No primeiro encontro com os prefeitos foi solicitada a intervenção em combate a dengue e doenças transmitidas pelo aedes aegypti, especialmente zika e chikungunya.

Outro tema abordado foi a qualificação dos profissionais de saúde daquela região que envolve a coordenação de zoonoses da SES; o papel da regulação e a atuação junto aos municípios; o plano de ação, plenária e agenda para o próximo encontro.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo